segunda-feira, 17 de abril de 2023

Concurso público para a Embrapa se faz necessário para o presidente da empresa.


O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária revelou que é preciso acontecer um concurso Embrapa e sinalizou que há estudos sendo realizados neste sentido.

Em entrevista ao CB.Agro, programa do Correio Braziliense com a TV Brasília, o presidente da empresa, Celso Moretti, falou sobre a necessidade de contratação de pessoal:

“Nós precisamos, sim, fazer um novo concurso. Nós já estamos estudando e a próxima diretoria que vai assumir deve tocar esse processo à frente, para contratos, estratégicas para o agro brasileiro, para a agricultura brasileira, para pesquisa, para o desenvolvimento. Então, isso já está sendo discutido”, disse.

Portanto, os preparativos para a realização do concurso devem ser tocados pela próxima diretoria. O diretor, no entanto, não revelou prazos para a publicação do edital.

Servidores deixaram a Embrapa após programa de demissão

De acordo com o presidente, diversos fatores têm causado impacto na redução do quadro de profissionais da Embrapa nos últimos anos. Segundo ele, um deles é o fator competitividade de mercado, em que são feitas propostas do exterior e os funcionários acabam deixando a empresa.

Por mais que a Embrapa invista em treinamento, capacitação e desenvolvimento, é inevitável a saída dessas pessoas para fora do país.

Partindo dessa premissa, o presidente enfatiza a importância da nova gestão já pensar em um novo processo de seleção, que ocorre através de concurso público. O último, inclusive, já tem quase dez anos, segundo a Embrapa.

Além disso, a empresa pública revela um fator crucial para a defasagem no seu quadro de pessoal: há quatro anos um programa de demissão incentivada resultou na demissão de 1.180 pessoas.

Em 2021, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou que o Governo Federal autorize a realização de um novo concurso Embrapa.

"O governo federal precisa acordar para que seja autorizado esse concurso, para que a Embrapa possa prover seus quadros com profissionais do mais alto padrão técnico e científico. Este é um grito de alerta. Temos conversado com vários pesquisadores da empresa e há um brado, há um grito para que esse problema seja resolvido o mais rapidamente possível, porque estamos perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional", disse Rodrigues.

Em julho do mesmo ano, uma portaria publicada no Diário Oficial da União anunciou o novo limite de pessoal do concurso Embrapa. Aa empresa tem fixado no seu quadro de pessoal 8.934 vagas, entre permanentes e temporários.



Quando foi o último concurso da Embrapa?

último concurso da Embrapa foi realizado em 2009, quando foram oferecidas 680 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A seleção já está encerrada e, mais de dez anos depois, não há mais cadastro de reserva válido que permite novas convocações.


Informações do Folha Dirigida.


 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário