sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Previsto novo concurso público para o IBAMA com 500 vagas.


Um novo concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) poderá ser autorizado em breve, já que a publicação do edital para servidores está nos planos do novo presidente da autarquia.

A informação foi dada durante entrevista concedida ao Estadão. Na ocasião, o novo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, destacou que o pedido para um novo concurso já foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e que empreenderá esforços para convocar aprovados no último certame e realizar um novo certame.

“A verdade é que a gente tem meio Ibama hoje. Se você considerar todos os funcionários em atividade, são 2.900 servidores. Temos apenas 53% do quadro total previsto, mesmo sabendo que, no ano passado, houve uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que obrigava o governo passado a fazer concurso. A gestão Bolsonaro paralisou o Ibama, perseguiu os servidores, desmontou o órgão. Estamos trabalhando agora para chamar quem não foi chamado, para fazer um novo concurso”, explicou Rodrigo Agostinho.

Ao ser questionado sobre quantos servidores deverão ser contratados, o presidente do Ibama informou ainda não haver um quantitativo definido. Entretanto, a intenção seria ampliar o quadro com cerca de 500 servidores.

Vale lembrar que, recentemente,  um Ofício foi encaminhado à Diretoria de Planejamento da autarquia a fim de solicitar medidas preparatórias para um novo pedido de edital destinado ao provimento de servidores. 



O concurso Ibama mais recente aconteceu em 2021 e foi organizado pela banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 568 vagas, destinadas ao provimento de cargos de níveis médio e superior de formação.

As provas objetivas foram aplicadas no dia 30 de janeiro de 2022 e foram registrados mais de 150 mil inscritos. De acordo com dados do Cebraspe, as abstenções do concurso foram de:

  • 44,39% para cargo de nível médio; e
  • 36,42% para os cargos de nível superior.

Em relação à remuneração, os salários iniciais variaram entre os valores de R$ 4.063,34 e R$ 8.547,60.


Informações do Direção Concursos.



Veja outras notícias relevantes.











Um comentário: