quarta-feira, 1 de março de 2023

Presidente confirma concurso público para o Ibama e 2 mil novos brigadistas.


O novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, tomou posse na terça-feira, 28. Ele afirmou que a atual estrutura do órgão é 'muito menor' do que a necessária e que um novo concurso público será realizado. 

"Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária", informou, em resposta à jornalistas, após a cerimônia de posse.

O presidente também sinalizou que novas convocações de aprovados no último concurso Ibama, aberto em 2021, podem ser feitas em breve. Segundo Agostinho, parte das chamadas já está autorizada e deve ocorrer o mais rápido possível. 

"Não conseguimos chamar todos (os excedentes) agora porque depende de autorização presidencial (do presidente da República). Mas vamos chamar uma parte. Gostaria que fosse o mais rápido possível", disse Agostinho em resposta a uma representante dos aprovados no último concurso Ibama. 

Rodrigo Agostinho também anunciou a contratação de, pelo menos, 2 mil brigadistas de combate aos incêndios. A proposta do presidente do instituto é que, até o final de março, o Ibama esteja preparado para fazer qualquer enfrentamento aos incêndios florestais.

O cargo de brigadista tem como requisitos: ser alfabetizado e ter entre 18 e 59 anos completos. Para algumas localidades é necessário ter Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio.

Os últimos processos seletivos para ingresso de brigadistas foram abertos em 2022. 



Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário