terça-feira, 21 de março de 2023

Prefeito José Sarto sanciona Lei que cria novos cargos para a Guarda Municipal; edital nos próximos dias.


O prefeito José Sarto sancionou, na tarde desta segunda-feira (20/03), o projeto de Lei Complementar nº 55/2022, que cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e promove 109 agentes como subinspetores da corporação. A sanção é mais um exemplo do compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da GMF.

"Hoje, estou sancionando a lei que vai abrir 485 cargos e que vai elevar à categoria de subinspetor 109 agentes. Além disso, também estamos abrindo mil novos cargos da Guarda Municipal de Fortaleza. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias. É uma alegria cumprir mais esse compromisso do nosso plano de governo", destacou o prefeito.

A iniciativa proposta pela Prefeitura de Fortaleza, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 2 de março, irá permitir a realização do concurso público para o provimento de até mil cargos de Guarda Municipal, na medida em que os novos cargos criados serão somados àqueles liberados pela promoção dos agentes, além dos demais cargos disponíveis devido à aposentadoria de servidores.

O secretário da Segurança Cidadã, Cel. Eduardo Holanda ressaltou o esforço da Prefeitura em fazer a GMF uma instituição cada vez mais forte e qualificada. "A lei sancionada hoje demonstra o compromisso do prefeito Sarto de valorizar a nossa Guarda Municipal e entregar uma segurança cidadã de maior qualidade para a nossa cidade. A chegada de mil novos guardas vai possibilitar que a gente contribua ainda mais com a segurança da Capital. São mais guardas nas praças, nas torres, nas viaturas, tudo isso para Fortaleza se sentir cada vez abraçada", avaliou.

Segundo o diretor-geral da GMF Marcílio Távora, além da valorização profissional, a promoção dos guardas é um passo importante para o fortalecimento da instituição. "A gente vai necessitar desse efetivo mais aprimorado para comandar os mil novos guardas que entrarão, isso fortalece a hierarquia da instituição e também contribui pra valorização profissional. A ascensão funcional na carreira é vislumbrada por muitos", afirmou.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes.



Informações da Prefeitura de Fortaleza.


 Veja outras notícias relevantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário