quarta-feira, 10 de maio de 2023

Concurso público PM PB e BM PB tem comissão formada para escolha da banca, 1.300 vagas para soldado (nível médio).


Foi publicado nesta quarta-feira, 10, a portaria que designa os membros da comissão organizadora do concurso PM PB e Bombeiros PB. Conforme o documento, a equipe ficará responsável pela escolha da banca organizadora.

A comissão é formada por cinco militares, que terão que analisar as propostas técnicas e financeiras das empresas para execução do concurso. Somente com a banca definida, o edital poderá ser publicado.

Ao todo, o Governo da Paraíba selecionará 1.300 soldados, sendo 1.100 para vagas imediatas e 200 para a reserva, com a seguinte distribuição entre as instituições.

  • Polícia Militar da Paraíba: 900 vagas imediatas;
  • Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba: 200 vagas imediatas mais 200 no cadastro de reserva.

A oferta do concurso PM PB será para a carreira de soldado, de nível médio. Há previsão de novidades na próxima seleção. Isso porque uma lei reduziu a altura mínima para participação. Agora, a exigência é de 1m60 para homens e de 1m55 para mulheres.

Veja como serão as provas do concurso PM PB e BM PB

Conforme o projeto básico do edital, a banca contratada ficará responsável pela elaboração e aplicação das provas objetivas e discursivas.

O candidato, no ato da inscrição, poderá optar pelo local de realização das provas e testes, que se darão, a princípio, nos seguintes municípios: João Pessoa, Campina Grande e Patos, no Estado da Paraíba.

exame de múltipla escolha deverá contar com, pelo menos, 50 e, no máximo 80 questões, que serão distribuídas nas respectivas áreas de conhecimento apresentadas pelas instituições em até oito disciplinas.

Já a prova discursiva será composta por uma produção textual. Para ter o exame corrigido, os candidatos terão que conquistar a aprovação na objetiva e classificação em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo, em cada corporação.

Ao todo, o Governo da Paraíba espera atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas.

Vale lembrar que, após as provas escritas, os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que incluem exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social. Essas avaliações costumam ser realizadas pelas próprias corporações. 

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba
  • Cargos: soldados
  • Vagas: 1.100 imediatas e 200 na reserva
  • Requisitos: nível médio, altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres) e idade entre 18 e 32 anos
  • Remuneração: R$3.202,60
  • Banca: a definir
  • Status: aguardando escolha da banca



Informações do Folha Dirigida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário