sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anuncia concursos com milhares de vagas até o final de maio.


Até o final de maio, o governo deve anunciar todos os concursos federais de 2023. O prazo foi passado pela ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta sexta-feira, 28, após a cerimônia para sanção do reajuste salarial para os servidores públicos. 

“Nas próximas semanas a gente vai anunciando a utilização destes recursos. A gente espera que até o final de maio a gente consiga anunciar todos os concursos com base no valor previsto no Orçamento para que eles possam acontecer ainda neste ano”. 

A Lei Orçamentária de 2023 prevê cerca de R$2 bilhões para novos concursos. De acordo com a ministra, áreas com maior necessidade de servidores serão priorizadas. 

Estão em análise pedidos de concursos com 8 mil vagas. Mas, diante da restrição orçamentária, nem todas serão autorizadas. Ainda assim, a ministra garantiu que serão milhares de vagas. 

“Sei que apareceu um número de 8,5 mil, que era um número que está sendo estudado. Não tenho como garantir que será esse número, mas são milhares de vagas realmente”, afirmou.

Esther não detalhou a lista de órgãos que receberão aval do governo. A estimativa é que ela anuncie um novo concurso para Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) com 502 vagas até a próxima segunda-feira, 1º de maio. 

Concursos para o MEC e MMA também no radar 

A ministra disse que em seguida será a vez das seleções para o Ministério da Educação (MEC) e para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Ela falou que o Ibama e ICMBio também precisam de concursos. Porém, os órgãos já possuem seleções em aberto e precisam terminar o provimento. Há pedidos para a convocação de excedentes. 

De acordo com Dweck, a autorização para novos concursos só não está mais rápida porque, com a troca de governo, os ministérios precisam discutir a redistribuição de vagas e prioridades da nova gestão.

“Demoramos [a anunciar os concursos] porque tinham demandas que vinham do governo anterior e agora estamos rediscutindo com ministérios, tem novos ministérios e não é uma coisa fácil. Temos que avaliar as demandas e ver quais carreiras estão mais prejudicadas e precisando de um aporte”, disse. 

Esther chegou a informar que o primeiro pacote de concursos seria anunciado até 10 de abril, quando o governo completou seus primeiros 100 dias. No entanto, apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União. 

O Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) recebeu aval para abrir um novo concurso com 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. Os cargos exigem o nível superior.

'Vamos ter que fazer concurso para várias carreiras', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também ressaltou nesta sexta, 28, a necessidade de realizar novos concursos federais em diversas carreiras. O anúncio foi feito no evento para sanção do reajuste salarial de 9% para os servidores públicos. 

"Estamos em uma fase de reconstrução do país. Vamos ter que fazer concursos em várias carreiras para repor aquilo que desapareceu. Quando a gente fala em fazer concurso, algumas pessoas reclamam de gastança. Mas para melhorar qualquer serviço público, é preciso contratar pessoas", disse Lula.

Segundo o presidente, é preciso contratar servidores para desenvolver áreas como Saúde e Educação.

"Você não melhora a Educação sem professor e servidores técnico-administrativos. Você não melhora a Saúde, sem mais médicos, enfermeiros. Você não melhora o serviço público sem contratar mais gente", destacou.

Lula ainda reforçou o déficit funcional no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que já teve 1.700 servidores e hoje atua com só 700.

 cresce a expectativa sobre quais órgãos receberão o aval para novos concursos públicos. Folha Dirigida traz uma lista de quais áreas poderão ser contempladas:

  • Funai;
  • Incra;
  • Auditor fiscal do trabalho (AFT);
  • Área administrativa da Polícia Federal;
  • INSS;
  • Banco Central;
  • IBGE;
  • Ibama;
  • ICMBio;
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Ministério da Educação;
  • Analista em Tecnologia da Informação (ATI);
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Agências Reguladoras.

Informações do Folha Dirigida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário