domingo, 26 de fevereiro de 2023

Concurso público TRE Unificado já tem previsão para edital e provas.


Novidades sobre o concurso unificado dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Na 80ª edição do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), realizada na última sexta-feira, 24, a seleção foi debatida. 

Entre as definições, está a conclusão de que o edital está previsto para ser publicado em agosto, com as provas acontecendo em setembro ou outubro deste ano.

É a primeira vez que os TREs contam com uma previsão concreta de lançamento de edital e aplicação dos exames.

As informações constam em ata da reunião.  Já há também, conforme informação na ata, orçamento para a contratação da banca organizadora.

O concurso deverá contar com vagas para técnicos e analistas judiciários. Hoje, as carreiras exigem o nível superior. A remuneração chega a R$13.202. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade. 

Conforme apuração da Folha Dirigida, além do TSE, 16 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal e Paraná. 

TSE já possui outras definições sobre o concurso. Entenda! 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será o titular do concurso, já possui definições importantes, divulgadas no início deste ano. Em documento interno, o tribunal chegou a ter previsão de formação da comissão organizadora para janeiro de 2023 - o que não se cumpriu. Um servidor de cada regional integrará a comissão. 

O TSE também já possui na mesa as seguintes propostas para o concurso unificado de TREs:

  • Os tribunais deverão realizar concurso interno de remoção antes do concurso nacional; 
  • Apenas uma banca organizadora será contratada para cumprimento do cronograma em uma só data em todo o país, com conteúdo de interesse de todos;
  • O candidato poderá fazer a prova na capital onde mora, mas concorrendo para capital que quiser;
  • O concurso deverá ter cadastro de reserva;
  • Previsão de posse: início de 2024;
  • Haverá reserva de vagas para negros e deficientes;
  • Conteúdos das provas devem ser atualizados para não ficarem obsoletos. 

 


Todo o orçamento do concurso ficará concentrado no Tribunal Superior Eleitoral, que realizará a escolha da banca e trará a previsão de nomeações. Na última seleção unificada para a Justiça Eleitoral, o Cebraspe foi contratado como organizador. 

Nesse último concurso, o candidato só pôde se inscrever para um dos tribunais com vagas disponíveis. O que restringiu a concorrência. Ainda não há informações se tal estrutura será mantida no próximo edital. 


Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário