quinta-feira, 18 de maio de 2023

Concurso para temporários do IBGE terá provas e restrição para recém-contratados.


Autorizado na última quarta-feira, 17, o novo concurso IBGE contará com 8.141 vagas temporárias. Em resposta à Folha Dirigida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deu detalhes sobre a próxima seleção.


Segundo a autarquia, os aprovados no próximo processo seletivo vão desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e também à coleta de outras pesquisas do IBGE.


As regiões que terão vagas não foram reveladas, mas, segundo o IBGE, o processo ocorrerá por meio de provas. Desta forma, é possível que uma banca organizadora seja contratada para realizar a seleção.


Além disso, o IBGE afirmou que o processo terá restrições aos contratados em seleções com base na Lei nº 8.745/1993.


"Candidatos que tenham tido contrato com o IBGE precisam esperar 24 meses para serem contratados novamente, de acordo com a legislação em vigor", disse.


O prazo para publicação do edital, conforme a portaria autorizativa, é até novembro deste ano. No entanto, como os aprovados irão atuar com o Censo e demais coletas do IBGE, é possível que o documento seja divulgado antes.


Isso porque, segundo o IBGE, as ações especiais finais, da etapa de apuração do Censo, ocorrerão até o próximo dia 28. Já os dados definitivos de população serão divulgados no dia 28 de junho.


Ao todo, o próximo edital contará com até 8.141 vagas temporárias, sendo elas para os seguintes cargos:


268 vagas - nível médio

  • codificador: 120 vagas; e
  • agente censitário mapeamento: 148.


7.873 vagas

  • nível médio: agente de pesquisas e mapeamento (6.742) e agente de pesquisa por telefone (276); e
  • nível superior: supervisor de coleta e qualidade (806) e supervisor de pesquisa (49).





Informações do Folha.Qconcursos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário