quarta-feira, 17 de maio de 2023

Autorizado novo processo seletivo para o IBGE com 8.141 vagas.


A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou um novo concurso IBGE 2023. Ao todo, o próximo edital contará com até 8.141 vagas temporárias.


A seleção será destinada às atividades relacionadas ao Censo Demográfico de 2022 e a coleta de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:


268 vagas - nível médio

  • codificador: 120 vagas; e
  • agente censitário mapeamento: 148.


7.873 vagas

  • nível médio: agente de pesquisas e mapeamento (6.742) e agente de pesquisa por telefone (276); e
  • nível superior: supervisor de coleta e qualidade (806) e supervisor de pesquisa (49).


O prazo de duração dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação. Conforme a portaria, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados.


edital terá que ser publicado em até seis meses, a partir desta quarta, 17. Desta forma, a divulgação ocorrerá até novembro deste ano.


Nas redes, a ministra comentou a autorização publicada no Diário Oficial da União.


"Bom dia com autorização no DO para o @ibgecomunica fazer concurso para 8.141 vagas temporárias. O governo @LulaOficial aos poucos vai reconstruindo o Estado brasileiro e sua capacidade de oferecer políticas públicas a quem + precisa", disse nas redes.

Concurso IBGE para efetivos está previsto


A necessidade de realização de um concurso IBGE, com vagas efetivas, foi reconhecida pela ministra Esther Dweck. 


Segundo a ministra, o edital será autorizado no segundo pacote de concursos a ser anunciado pelo Governo Federal. Ainda não há uma data prevista para esse aval, considerando que o anúncio do primeiro pacote ainda está em curso. 


Em recente entrevista ao Correio Braziliense, Esther Dweck afirmou que a segunda leva contará com um concurso para o IBGE, assim como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos e autarquias, incluindo as agências reguladoras. 


Em entrevista publicada, em fevereiro deste ano, pela Folha de S.Paulo, a titular da pasta reconheceu ainda o déficit na autarquia. 


Segundo Esther Dweck, desde o governo Dilma Rousseff, há áreas com risco muito grande, tendo 30% da folha apta à aposentadoria. 


"Desde que eu estava aqui (no governo Dilma Rousseff), eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também", disse a ministra.


Ao citar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a ministra reconhece que há uma necessidade de servidores efetivos na autarquia. 


Exemplo disso está no adiamento do Censo 2022. Prevista para ser finalizado no ano passado, a coleta ainda está em andamento. Os sucessivos atrasos ocorreram devido à falta de pessoal temporário. 


"Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes", disse o diretor de pesquisas, Cimar Azeredo.


Informações do Folha Dirigida.



  Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário