terça-feira, 11 de abril de 2023

Concurso público Bombeiros MA terá mil vagas para soldados, músicos e quadro da Saúde.


O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, anunciou que o novo concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado terá oferta de mil vagas. As informações foram passadas por ele em vídeo enviado ao podcast 'Continência de Respeito' 

"O governador anunciou a poucos dias o concurso para o Corpo de Bombeiros. Serão mil vagas oferecidas no edital. É uma excelente oportunidade de estabilidade, de uma carreira muito boa. Os bombeiros são heróis nacionais, tem todo o nosso respeito. Então é hora de se preparar e começar a estudar para o concurso", disse Felipe Camarão.

A abertura do concurso Bombeiros MA foi confirmada pelo governador Carlos Brandão na última terça-feira, 4, durante a posse e recondução dos gestores da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

A oferta será para soldados, soldados músicos e para o quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros. De acordo com o governo estadual, o edital está em fase de conclusão na Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e assim que finalizado, será divulgada a data de publicação.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo, destacou que o ingresso de novos servidores será fundamental para a implementação das ações de combate a sinistros, salvamentos e outras ações.

“É um marco histórico para nossa corporação, que nos permitirá maior cobertura das ocorrências e um melhor atendimento à sociedade”, reforçou.

Desde o final do ano passado, o governador já tinha reconhecido a necessidade de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros. A corporação não divulga editais para ingresso de servidores há sete anos. 

Em 2018, o então governo do Maranhão, Flávio Dino, chegou a anunciar a abertura de novo concurso para soldados dos Bombeiros. O edital, no entanto, não chegou a ser publicado na ocasião.

Últimos concursos Bombeiros MA ocorreram em 2016 e 2012

Em 2016, foi realizado o último concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão. A oferta foi de 20 vagas para o curso de formação de oficiais.

Para se inscrever foi necessário atender a requisitos como: idade máxima de 28 anos (somente para os candidatos civis, das forças armadas, das policias militares e bombeiros militares de outros estados), ter altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino.



Além de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na Categoria “B”, saber nadar, entre outros. Os candidatos foram avaliados por sete etapas: a primeira foi o exame intelectual e a última fase foi o próprio curso de formação.

As demais etapas foram avaliação documental e requisitos para inscrição, exame médico-odontológico, exame físico, exame psicotécnico e avaliação social, todas de caráter eliminatório.

No caso de soldados, o último concurso ocorreu em 2012. Na época, os participantes foram submetidos a várias etapas, sendo elas:

  1. Provas objetivas;
  2. Teste de aptidão física;
  3. Teste psicotécnico;
  4. Exames médico e odontológico;
  5. Investigação social documental;
  6. Curso de formação (para os classificados no concurso)

A organização ficou por conta da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foram disponibilizadas 150 vagas, tanto para homens (135) quanto para mulheres (15). A remuneração, na época, era de R$2.240.


Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário