quinta-feira, 30 de março de 2023

SENAI-RN lança 280 vagas para cursos técnicos gratuitos em Natal e Mossoró.


O SENAI-RN anunciou nesta quarta-feira (29) a abertura de 280 vagas para cursos técnicos gratuitos, em Natal e Mossoró.

 

As inscrições para o processo seletivo estão disponíveis no site https://shre.ink/cursotecnicogratuidade e seguem até 09 de abril, ou até o alcance do número limite de 300 inscrições por turma.

 

Serão oferecidos, nos dois municípios, cursos técnicos em Administração e Eletrotécnica. Em Natal, há vagas também para curso técnico em Informática para Internet, e, em Mossoró, para curso técnico em Petróleo e Gás.

 

Os cursos serão presenciais e gratuitos, mantidos e ministrados pelo SENAI-RN.

 

Como participar

Entre os pré-requisitos para concorrer a uma vaga, estão idade mínima de 16 anos; ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente) ou estar cursando o 2° ano do Ensino Médio.

 

De acordo com o edital disponível no site (Clique aqui para acessar), para se candidatar, também é preciso ter condição de baixa renda autodeclarada durante a inscrição; não estar cursando nem ter matrícula ativa em qualquer outro programa de Nível Técnico nas escolas do SENAI-RN, e não ter registro de cancelamento de matrícula na instituição no período de inscrição estabelecido no edital. 

 

O processo seletivo é de caráter eliminatório e classificatório, com etapas de inscrição online, análise documental e provas presenciais de português e matemática. 

 

Cursos

Os cursos terão duração de aproximadamente 1 ano e meio, com início previsto em 9 de maio deste ano e término em 30 de abril de 2025. São 40 vagas por turma. 

 

“A formação técnica é concluída em um período de tempo mais curto, o que permite que os concluintes entrem no mercado de trabalho mais rapidamente”, diz Rúbia Lahm Santos, coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que engloba, em Natal, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda, alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). 

 

“Além disso, o SENAI tem a característica do aluno aprender fazendo, essa natureza prática da formação técnica permite que aprendam habilidades práticas aplicáveis imediatamente”, acrescenta.

 

O edital com todas as informações da seleção traz também a grade curricular detalhada – ou seja, o conjunto de disciplinas que candidatos/as aprovados/as irão estudar em cada área.



 

Segundo a coordenadora de educação do HIT SENAI, em um cenário em que “as empresas estão cada vez mais dependentes de tecnologia e inovação para manterem-se competitivas no mercado, há uma grande demanda por profissionais técnicos qualificados que possam lidar com sistemas, equipamentos e tecnologias”. 

 

“Nesse contexto, percebemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente por mão de obra qualificada, muitas vagas existem e não são preenchidas por não haver profissionais qualificados. Por isso, selecionamos alguns cursos técnicos que possibilitam uma formação completa para atuação em diversas áreas”, observa.



Informações do SENAI RN.




 Veja outras notícias relevantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário