quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Concurso público do INSS terá curso de formação para o cargo de técnico do seguro social.


concurso INSS 2022 está autorizado e contará com mil vagas para técnico do seguro social, de nível médio. No entanto, a próxima seleção terá uma novidade: o curso de formação.

Pela primeira vez esta etapa será aplicada em um concurso para técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social. A informação foi dada pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto, em seu  canal no YouTube .

Segundo ele, essa é uma cobrança do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que irá tornar este o primeiro concurso para técnicos a contar com uma formação.

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação", disse o diretor.

Mas, o que é o curso de formação? Muito comum em concursos da área Policial e Fiscal, essa etapa compreende a última fase de uma seleção. Desta forma, apenas os aprovados têm chances de convocação pelos órgãos e autarquias.

O curso de formação costuma ter uma carga horária a ser cumprida pelos aprovados nas avaliações anteriores. Durante essa etapa, alguns órgãos/autarquias oferecem um auxílio financeiro, que irá custear as despesas desse candidato durante as aulas.



No curso, os candidatos costumam receber aulas sobre as atividades inerentes ao cargo que buscam ingressar. Além disso, exercitam a prática e a teoria referente àquela função. 

Para conquistar a aprovação nesta última etapa, além da frequência, o candidato também precisa garantir o mínimo para sua aprovação na prova de avaliação final do curso.

Em alguns casos, os mais bem classificados podem escolher a região que desejam atuar, mas isso ocorre apenas nos concursos que não são regionalizados. Ou seja, seleções que não contam com vagas distribuídas pelas cidades/estados e opção de escolha/concorrência já no momento da inscrição.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário