quinta-feira, 20 de maio de 2021

Exército Brasileiro anuncia concurso público com 48 vagas para admissão ao CFO/QC e CF/CM.

 

Exército Brasileiro divulga edital de Concurso de Admissão à EsFCEx

Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), anunciou o novo Concurso de Admissão 2021 para matricula nos Cursos de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e de Formação de Capelães Militares (CF/CM) em 2022.

Ao todo são ofertadas 48 oportunidades para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), sendo distribuídas entre as seguintes áreas: Administração (6); Ciências Contábeis (2); Direito (6); Estatística (2); Informática (6); Magistério Biologia (3); Magistério Inglês (4); Magistério Matemática (4); Magistério Português (3); Magistério Física (4); Veterinária (2); Enfermagem (5) e Pastor Evangélico (1).

Dentro do quantitativo de vagas ofertadas, há oportunidades para candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir o ensino superior;
  • Possuir idade de, no máximo, 32 anos completador até 31 de dezembro do ano da matricula, ao candidato ao CFO/QC;
  • Possuir idade de, no mínimo, 30 anos e no máximo 40 anos de idade, completados até a data do término do Curso, aos candidatos ao CF/QC;
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso, dentre outros requisitos que constam no edital.

Conforme o documento divulgado, o Cursos de Formação de Oficiais de Ambos os Concursos de Admissão serão realizados na EsFCEx em Salvador, no estado da Bahia, com duração aproximada de 37 semanas. Os Cursos do Quadro Complementar de Oficiais serão compostos por duas fases, que consistem em Formação Comum, de caráter eliminatório, e Formação Específica, que desenvolve-se em atividades da área específica de formação acadêmica e tem como objetivo adequar os conhecimentos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro.

Já o Curso do Quadro de Capelães Militares será divido em três períodos: Instrução Militar Geral, Período de Observação e Período de Adaptação.

Após o término dos Cursos, os concludentes serão designados para servirem em Organização Militar do Exército Brasileiro , localizada em qualquer região do país, para atender às necessidades do serviço, respeitando-se a precedência da escolha, dada pela classificação obtida ao término do Curso.

Para participar, os interessados devem se inscrever a partir das 10h do dia 16 de junho de 2021 até às 15h do dia 4 de agosto do mesmo ano exclusivamente via internet, por meio do site da Escola de Formação Complementar do Exército. O pedido somente será processado por intermédio do preenchimento da ficha de inscrição que constará no próprio sistema na página da EsFCEx, bem como após o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 150,00, o qual conta com possibilidade de isenção no período de 16 a 18 de junho de 2021.

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos os candidatos. Já a segunda etapa constará com verificação documental preliminar, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula, sendo todas as fases de caráter eliminatório.

Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para o dia 12 de setembro de 2021, em uma das Organizações Militares, conforme consta no anexo C do edital, e terá duração de quatro horas.

Edital de abertura.


Fonte: PCI Concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário