segunda-feira, 3 de abril de 2023

Concurso público AMC Fortaleza CE deve ter edital publicado até julho com 128 vagas.


A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, espera divulgar o edital do concurso para a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) até julho. A oferta será de 128 vagas para o cargo de agente de trânsito, que exige o ensino médio completo. 

O prazo foi confirmado à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 3, pela Assessoria de Imprensa do município. O concurso tem comissão organizadora formada desde março, mas foi anunciado pela prefeitura em 2022. 

Além do nível médio, o cargo de agente de trânsito tem como requisito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, no mínimo, dentro do prazo de validade determinado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

As remunerações atuais não foram informadas. Os concursos para o cargo são compostos por quatro etapas: 

I –  Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
II –  Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
III –  Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
IV –  Curso de Formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

O próximo passo para abertura do concurso será a contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. 

O último concurso para agente de trânsito de Fortaleza foi realizado em 2008. Na época, foram abertas 50 vagas.

Nas provas objetivas, os candidatos tiveram que responder questões sobre Língua Portuguesa, Atualidades, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processual Penal, e Legislação Brasileira de Trânsito.

A AMC, autarquia na qual os agentes são lotados, tem como missão promover a Segurança das vias de Fortaleza por meio de uma gestão inovadora que compreende a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito, garantindo o direito à mobilidade urbana eficiente.



Fortaleza CE prepara concursos para outros cargos

De acordo com anúncio feito pelo prefeito José Sarto em 2022, a Prefeitura de Fortaleza também prepara outros concursos para cargos dos níveís médio e superior. Veja a distribuição:

  • Secretaria Municipal da Saúde (SMS): 15 vagas;
  • Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor): 60 vagas;
  • Procuradoria Geral do Município (PGM): 30 vagas;
  • Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger): 28 vagas;
  • Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): 26 vagas;
  • Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor): 7 vagas;
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf): 16 vagas;
  • Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor): 15 vagas;
  • Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor): 13 vagas;
  • Instituto Dr. José Frota (IJF): 13 vagas;
  • Controladoria e Ouvidoria Geral do Município: 12 vagas;
  • Secretaria Municipal de Governo (Segov): 4 vagas.

A Prefeitura de Fortaleza informou que "os concursos seguem em estudo e devem ser lançados a partir do segundo semestre". Cada órgão/secretaria terá seu próprio cronograma para publicação de edital e aplicação das provas.

“Vamos contemplar secretarias que nunca tiveram concurso específico antes. Órgãos fundamentais para que a Cidade cresça de maneira sustentável, inclusiva e continue sendo a melhor para se viver”, afirmou José Sarto.

Editais para Guarda Municipal e para Secretaria das Finanças já foram publicados este ano. 

Para Guarda Municipal são oferecidas mil vagas, cujo único requisito é ter o nível médio completo. O edital não estipula regras de idade e altura. As inscrições ficam abertas até 8 de maio, pelo  site do Idecan, o organizador da seleção .

Já para a Secretaria das Finanças, são 50 vagas em disputa, 20 para auditor do Tesouro Municipal e 30 para analista fazendário município. Nesse caso, é exigido o nível superior. Os interessados podem se candidatar de 14 de abril a 5 de maio, pelo  site do Cebraspe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário