quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Concursos Ibama e ICMBio: relatório da transição aponta mais de 2 mil cargos vagos.


O Gabinete de Transição Presidencial apresentou seu relatório final, com um panorama do Governo Federal dos últimos quatro anos. No texto, é evidenciada a falta de servidores nos órgãos ligados ao Meio Ambiente. 

O relatório aponta um desmonte das políticas ambientais, com a escassez de recursos para o setor e a falta de pessoal e de gestão competente. 

A equipe de transição apurou há 2.103 cargos vagos atualmente no quadro de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e MMA (Ministério do Meio Ambiente). 

"Enquanto o IBAMA tinha 1.800 servidores atuando na fiscalização ambiental em 2008, agora são apenas cerca de 700, nem todos em campo", consta no relatório, ao qual Folha Dirigida teve acesso. 

"Houve efetivo aparelhamento e ocupação de cargos gerenciais e de direção sem capacidade técnica e política de atuação na área de proteção e gestão ambiental. São contundentes os casos de perseguição e assédio aos servidores dos órgãos", completa o texto. 



Segundo o relatório final, as taxas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado atingiram picos nunca vistos há 15 anos.

"Houve aumento de 60% do desmatamento na Amazônia durante o governo Bolsonaro, a maior alta percentual que já ocorreu em um mandato presidencial, desde o início das medições por satélite, em 1988".

Diante disso, o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deve priorizar a área ambiental e a recomposição de seu efetivo. "Nosso desafio é o da reconstrução do desmonte das instituições e o reencontro do País com seu futuro como potência ambiental", diz o relatório.


Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário