sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Concursos públicos Tribunais Nordeste 2023: confira editais previstos e confirmados.


Os candidatos que se preparam para os concursos do Nordeste 2023 já podem ter um conteúdo com as oportunidades previstas para o próximo ano. Folha Dirigida destacou os principais aguardados e os trâmites em que estão para terem editais publicados.

Alguns dos concursos são bastante facilitados e com editais podendo ser divulgados a qualquer momento. Isso porque já contamos com banca organizadora anunciada e contratada. Já outros ainda precisam que os procedimentos avancem um pouco mais.

As oportunidades na Região Nordeste se concentram nos TJs. No entanto, há uma expectativa de vagas para os TREs do Nordeste, que já manifestaram interesse na seleção unificada do TSE, além do concurso do TRF, que também abrange os estados da Região.

Concursos Tribunais Nordeste 2023

TJ BA

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia publicou o regulamento do próximo concurso TJ BA. A oferta será para cargos permanentes das Serventias da Justiça e da área administrativa, ou seja, com servidores.

Aguardava-se que o edital fosse publicado ainda em 2022. No entanto, mesmo com aval dado pelo Conselho para a realização da seleção, o documento com as regras deve ficar para 2023.

Isso porque a banca organizadora do concurso ainda precisa ser definida e contratada para que o edital seja publicado.

TJ CE

Em dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará teve o extrato de contrato com o Cebraspe publicado. A empresa vai ficar responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção.

Desta forma, o edital pode ser publicado a qualquer momento. Conforme o documento divulgado, para participar da seleção será preciso pagar uma taxa de R$ 112.

Quanto ao número de inscrições do concurso, o Tribunal espera receber cerca de 30 mil candidatos.

Ainda segundo o TJ CE, serão oferecidas 50 vagas, para a carreira de técnico judiciário, além da formação de cadastro de reserva. Desse total, 15 serão para a área Administrativa e 35 para o setor Judiciário.

Conforme os últimos editais, o Tribunal costuma exigir dos candidatos apenas o nível médio completo para a função.

TJ SE

Um novo concurso para o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe foi aprovado, em junho, em Sessão Ordinária do Pleno. Segundo o presidente do tribunal, Edson Ulisses de Melo, o edital pode sair até o fim de 2022 ou no início de 2023. 

Vale lembrar que a seleção ainda precisa definir uma banca organizadora para que as previsões se concretizem. 

A previsão é de uma oferta para cargas da área de apoio, sendo técnicos e analistas. A informação foi passada pelo representante do órgão ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus).

TJ RN

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte já teve uma banca organizada anunciada. A Fundação Getulio Vargas (FGV) ficará responsável pela seleção. 

A informação foi passada pelas redes sociais do TJ RN. Ainda segundo o Tribunal, a FGV deve publicar o edital "nos próximos dias".

Autorizado, o concurso contará com 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 para a formação de um cadastro de reserva, em cargas dos níveis médio e superior, sendo no nível médio para técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva).

Já para o nível superior, as chances são analistas judiciários nas áreas de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR); Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).

Os candidatos de nível médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, enquanto os de nível superior terão uma terceira etapa, sendo ela a análise de títulos. 

O concurso do Tribunal será regionalizado, com vagas distribuídas pelas seguintes regiões: Oeste Potiguar; Central Potiguar; Agreste Potiguar; Leste Potiguar; e Natal. 



TRF1 

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por sua vez, prepara novo concurso TRF1 para magistratura. A banca organizada já foi definida.

De acordo com o extrato da dispensa de licitação, publicado no Diário Oficial da União, a Fundação Getulio Vargas (FGV) será uma instituição responsável.

Vale destacar que este concurso do TRF1 para juízes é aguardado desde 2019 e já está com trâmites bem avançados.

O TRF1 tem jurisdição no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Concurso TRE unificado também terá vagas para o Nordeste

O próximo concurso para os Tribunais Regionais Eleitorais pelo Brasil deve acontecer no primeiro semestre de 2023. Atualmente, a seleção está em fase de elaboração e no processo de escolha da banca que ficará responsável pela organização. 

Desde julho de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a reunir informações para subsidiar a contratação da banca. Até o momento, nenhum nome de organizador possível foi revelado. 

O concurso dos TREs deve contar com vagas para os cargos de técnico e analista. Agora, as duas carreiras têm como requisito o nível superior de escolaridade.

A expectativa para a Região Nordeste em 2023 é que sejam contempladas as vagas nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Sergipe, segundo apuração da reportagem da Folha Dirigida.



Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário