terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Concursos públicos TJ 2023: confira os editais iminentes no país.


O Poder Judiciário promete continuar movimentando o mundo dos concursos TJ em 2023. Conforme levantamente feito por Folha Dirigida, pelo menos seis Tribunais de Justiça têm editais iminentes.

Desta forma, novos concursos podem ser abertos ainda neste fim de ano, ou, logo no início de 2023. Boa parte destas seleções se concentra em Estados do Sudeste e do Nordeste do país.

No entanto, o Norte não fica de fora, principalmente po conta do Tribunal de Justiça do Amapá, que já trabalha na contratação da sua banca organizadora.

Os editais ainda prometem contemplar cargos dos níveis médio e superior, na busca pela adequação do quadro de servidores dos Tribunais. 

Confira abaixo os concursos TJ 2023 mais aguardados!


TJ CE

No Ceará, o TJ CE pode publicar o seu edital a qualquer momento. O contrato com a banca organizadora foi assinado na última semana, tendo o Cebraspe à frente da seleção de servidores do órgão.

Conforme o Tribunal de Justiça do Ceará, 

serão oferecidas 50 vagas, para a carreira de técnico judiciário, além da formação de cadastro de reserva. Desse total, 15 serão para a área Administrativa e 35 para o setor Judiciário.

Com base nos últimos editais, o Tribunal costuma exigir dos candidatos apenas o nível médio completo para a função. De acordo com a tabela de remuneração do TJ CE, os técnicos têm iniciais de R$4.333,73.

No entanto, ainda é possível receber uma Gratificação por Alcance de Metas Estratégias (GAM), que pode chegar a 30% do vencimento (até R$1.300,12), além dos demais benefícios oferecidos pelo Tribunal.

TJ ES

Já no Sudeste, o contrato com a banca organizadora que ficará responsável pelo concurso TJ ES já foi assinado. Desta forma, o edital do Tribunal de Justiça do Ceará pode ser publicado a qualquer momento.

Cebraspe também ficará responsável pela seleção, que contará com vagas para a área de Apoio.

O quantitativo a ser oferecido, no entanto, ainda não foi revelado. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fábio Clem, a ideia inicial é preencher cerca de 170 vagas, sendo 150 para servidores e 20 para a magistratura.

TJ AP

No Norte do país, o Tribunal de Justiça do Amapá trabalha na contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No momento, o tribunal atua para resolver a questão de custeio do concurso junto à banca.

"Informo que (o concurso) ainda se encontra em tratativas de contratação junto a Fundação Getulio Vargas, em especial quanto à superveniente problemática para custeio do referido certame. São estas as informações até o presente momento", informou.

Por conta dessa questão, o órgão não informou o prazo para publicação do edital e aplicação das provas. A comissão do concurso TJ AP chegou a prever o edital no mês de outubro, o que não aconteceu. 

A previsão é de que sejam oferecidas 30 vagas para técnicos e analistas judiciários. O quantitativo, a lista de cargos e a estrutura de provas constam no projeto básico, ao qual a reportagem teve acesso. 

TJ MG

Previsto para 2023, o concurso TJ MG deve ter seu edital publicado ainda no primeiro semestre. O prazo foi informado por representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais durante reunião, com sindicatos, em novembro deste ano.

O termo de referência, que funciona como um espelho para o edital, ainda era elaborado no mês passado. O documento será usado na licitação para escolha da banca organizadora do concurso.

O TJ de Minas Gerais já confirmou que o novo concurso será para carreiras de nível médio. A expectativa é para que o cargo de oficial judiciário, na especialidade de oficial judiciário, seja contemplado.

TJ BA

Outra seleção que avança é a do Tribunal de Justiça da Bahia, que já publicou o regulamento do seu próximo concurso TJ BA.

A seleção contará com vagas para cargos permanentes das Serventias da Justiça e da área Administrativa, ou seja, com oferta para servidores.

Conforme o regulamento, a seleção contará com provas objetivas, discursivas e de títulos. Além disso, os exames para os cargos de níveis médio e superior serão realizadas em turnos distintos, possibilitando a concorrência em mais de uma carreira.

As provas serão realizadas nos municípios de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador; Vitória da Conquista e outros a serem indicados pelo edital.

TJ RN

Por fim, o Poder Judiciário também prepara o seu concurso TJ RN. Autorizada, a seleção contará com 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 para a formação de um cadastro de reserva. 

Com o aval,  a publicação do edital pode ocorrer neste fim de ano ou no início de 2023. A seleção terá oportunidades para cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:

  • nível médio: técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva); e
  • nível superior: analista judiciário na área de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR) e analista judiciário das áreas de Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).

Os candidatos de nível médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, enquanto os de nível superior terão uma terceira etapa, sendo ela a análise de títulos. 

Além disso, o concurso do Tribunal será regionalizado, com vagas distribuídas pelas seguintes regiões: Oeste Potiguar; Central Potiguar; Agreste Potiguar; Leste Potiguar; e Natal. 



Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário