segunda-feira, 7 de março de 2022

Concurso PC BA: Definida banca organizadora para realizar certame com 1.000 vagas.


 A Polícia Civil do Estado da Bahia deu um passo importante rumo à realização de seu novo concurso público. O processo de escolha da banca foi concluído e a instituição definida já teve o seu contrato assinado.

O nome da banca do concurso PC BA, porém, ainda é um suspense. Isso porque o resumo da Dispensa de Licitação publicado no Diário Oficial desta sexta, 4, não revela esta informação.

Folha Dirigida conferiu nos autos do processo e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, mais conhecido como IBFC, é o mais cotado e deve ser confirmado pela PC BA à frente do seu concurso a qualquer momento. 

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). Ambas, no entanto, ainda não confirmam o nome da banca.

O processo foi concluído de forma ágil e o fato de o contrato já ter sido assinado indica que o edital está iminente e deve sair nas próximas semanas. A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito, garantiu o início da licitação.

Ela participou do podcast 'Onde em Ponto' e falou sobre a atual situação do concurso da Polícia Civil:

"Neste concurso, a primeira fase é realizada pela Saeb. E ela já deu início convidando as empresas que irão se candidatar para fazer a realização (do concurso). Então o meu conselho para quem está perguntando é: estude", disse a delegada-geral.

O novo concurso PC BA 2022 está autorizado desde o segundo semestre de 2021. O aval foi confirmado publicamente pelo governador Rui Costa. Serão mil vagas em cargos de nível superior:

  • 800 para agentes;
  • 100 vagas de delegado; e
  • 100 vagas para escrivão; 

Todas as carreiras na PC BA exigem o nível superior e contam diversos benefícios aos servidores. De acordo com o edital mais recente, as remunerações iniciais variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função.

A delegada-geral da Polícia Civil baiana também revelou uma novidade sobre a aplicação das provas. O próximo concurso terá exames em dois turnos. Diferentemente dos anos anteriores, ela garante:

“Este ano as provas vão acontecer, provavelmente, no mesmo dia e em turnos distintos para proporcionar aos candidatos maior tempo para concluir as questões”, disse Heloísa Brito.

No último concurso, todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

 Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
 Exames biomédicos, eliminatória;
 Teste de aptidão física, eliminatório;
 Exame psicotécnico, eliminatório;
 Prova de títulos, classificatória;

 Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.


Fonte: Folha Dirigida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário