quarta-feira, 28 de junho de 2023

Concurso público para a Casa da Moeda é aprovado e terá novo edital.


Um novo concurso Casa da Moeda foi aprovado e terá edital em breve. A confirmação foi dada com exclusividade à Folha Dirigida por Qconcursos pela Assessoria de Imprensa da instituição. 


De acordo com o setor, ainda não há datas para publicação do edital e realização das provas, uma vez que os preparativos estão em andamento. A Casa da Moeda, por exemplo, deverá definir o número de vagas e contratar uma banca organizadora para o concurso. 


A estimativa é que a oferta seja para os seguintes cargos: 

  • técnico de segurança, segmento Corporativo e Patrimonial (vigilantes); e
  • analista de produção - designer de valores. 

A realização do concurso para esses cargos foi tratada durante a 316ª reunião ordinária do Conselho de Administração, realizada em abril. Na ocasião, foram solicitados estudos a respeito dos custos e impactos sobre a abertura da seleção. 


Em seguida, o concurso foi aprovado. Dessa maneira, a tendência é que os cargos sejam contemplados. 


Segundo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Casa da Moeda do Brasil, o cargo de técnico de segurança exige o nível médio completo. Já o analista de produção tem como requisito o nível superior em áreas específicas. 


Os salários iniciais são de R$2,6 mil, para técnico de segurança, e R$6 mil, para analista de produção. 



No último concurso da Casa da Moeda, o Rio de Janeiro foi o município de realização das provas e também a localidade de trabalho dos aprovados. 


O que faz a Casa da Moeda do Brasil? 

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública fundada em 8 de março de 1694. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações. 


Hoje em dia, atua na fabricação de moedas, cédulas, medalhas e outros impressos. Durante o governo de Jair Bolsonaro, foi levantada a possibilidade de sua privatização, assim como a de outras empresas públicas.


Porém, os planos não foram para a frente. Conforme o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tais empresas públicas, incluindo a Casa da Moeda, continuarão sendo dirigidas pelo governo.


Vale mencionar que, por ser uma empresa pública, a Casa da Moeda não necessita de autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para abrir novo concurso. No entanto, existem diálogos com o Governo Federal para quantificar o ingresso de novos servidores. 





Informações do Folha Dirigida.





Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário