segunda-feira, 29 de maio de 2023

Solicitado novo concurso público para o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM/CE).


Um novo concurso Bombeiros CE já foi solicitado ao governo do estado e pode surgir como novidade em breve. A informação é do próprio comandante-geral, coronel José Cláudio Barreto de Sousa.


Em entrevista ao JP News Fortaleza, o comandante confirmou que a demanda já foi encaminhada ao secretário de Segurança Pública e é um desejo grande da corporação


Ele, no entanto, não deu detalhes de preparativos e prazos, pois não tem a confirmação de quando o concurso será realizado.


"A questão do concurso é o que a gente mais sonha, é o que a gente mais quer (...) nós já solicitamos sim ao nosso secretário de Segurança Pública. O governador do estado, por sua vez, ele já disse que ia ter esse concurso. Mas a gente ainda não sabe a data. Não sei se para esse ano ou se é para o ano que vem, mas nós estamos sim confiante que vai ter esse concurso público para o Corpo de Bombeiros. É o que a gente mais quer!", disse o comandante-geral.


Segundo José Cláudio, atualmente o Corpo de Bombeiros do Ceará conta com 1.720 servidores para atender a todo o estado, sendo homens e mulheres.



A promessa de realizar novos concursos para o Corpo de Bombeiros vem desde a gestão passada, do ex-governador Camilo Santana, que chegou a convocar remanescentes para para um novo CFP e entendeu-se que a medida poderia agilizar os preparativos - que não avançaram.


Além disso, algumas despesas foram realocadas e foram abertos créditos suplementares para o Corpo de Bombeiros. Dessa forma, um novo concurso vinha sempre ganhando forças e abrindo caminho, porém ainda sem informações concretar.


A seleção precisa de um novo edital para poder contratar e reforçar o seu quadro de servidores.


Último concurso Bombeiros CE ocorreu em 2013


O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará não realiza um concurso há dez anos. Isso mesmo, o último edital foi publicado em 2013.


O último edital trouxe 300 vagas para soldado e oficial. Dessas, foram 270 para praças, com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, cujo pré-requisito era ter o nível superior.

Candidatos de ambos os sexos puderam entrar na disputa, mas além da comprovação a escolaridade, outros pré-requisitos foram exigidos, como:

  • Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria "AB";
  • Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.


Candidato com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas, foi considerado incapacitado para ingressar nas carreiras.


Os salários iniciais oferecidos eram de R$2.638,61 para soldados e de R$4.121,78 para oficiais. Todos os concorrentes foram avaliados por meio de várias etapas.


As etapas de seleção foram provas objetivas, exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação, durante o qual serão aplicadas avaliação psicológica, física, investigação social e exame final objetivo das disciplinas teóricas e práticas, além da nota de avaliação de conduta.

 




Informações do Folha Dirigida.





 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário