quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Concurso público BNDES: banco explica o processo para novo edital.


A nova diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja a realização de concurso público após mais de dez anos. Em resposta à Folha Dirigida, a instituição falou sobre o processo para a publicação do edital. 

De acordo com o BNDES, a abertura do concurso será negociada diretamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta é a responsável por analisar os pedidos e autorizar os concursos federais. 

A gestão do banco também se compromete a aplicar a Política de Cotas no próximo edital.

"O processo de novo concurso para o BNDES será negociado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. De toda forma, o compromisso da nova diretoria do Banco é que seja um concurso com cotas", consta em nota enviada à reportagem.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não necessita de autorização do Governo Federal para realizar concursos. Ele tem independência para preencher seu quadro de pessoal mediante aval da presidência do próprio órgão, como o Banco do Brasil.

Porém, a contratação de novos funcionários deve ser acordada com o Ministério da Gestão. Além de respeitar os limites e dotações orçamentárias para cada exercício. 

Dessa forma, ainda que não seja obrigatória a autorização para o novo concurso, é preciso ter uma interlocução com o Governo Federal. 

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já se mostrou sensível em analisar as propostas de concursos e recomposição de pessoal em diferentes órgãos. 

'Retomaremos os concursos BNDES', diz novo presidente

Aloizio Mercadante tomou posse na segunda-feira, 6, como presidente do BNDES. Em seu discurso, ele destacou a intenção de retomar os concursos públicos para a instituição. 

"Retomaremos concursos que não ocorrem há mais de dez anos, com cotas", disse. 

Ainda não há informações sobre prazo para edital do concurso BNDES, vagas e cargos. 



Em 2015, o banco chegou a anunciar os preparativos de novo edital. Segundo a instituição, a oferta seria para técnico administrativo, cargo de nível médio. Assim como para profissional básico, carreira de nível superior.

A seleção, no entanto, foi adiada em um ano e, por fim, não foi realizada. As oportunidades seriam para formação de cadastro de reserva.


Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário