quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Instituto Santos Dumont (ISD) divulga processo seletivo para Mestrado com 21 vagas.


Instituto Santos Dumont (ISD) tornou público o edital do processo seletivo do Mestrado em Neuroengenharia, para ingresso no primeiro semestre de 2023. 

Podem participar da seleção pessoas com graduação nas áreas da Saúde, Engenharias ou Biológicas.

Serão ofertadas 21 vagas, sendo 18 de ampla concorrência, duas para egressos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD (RESPCD/ISD) e uma para professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A seleção será realizada em duas etapas:

  • A primeira, de caráter eliminatório, consiste na análise documental de carta de intenção, cartas de recomendação, currículo Lattes e avaliação de adequação do candidato ao projeto escolhido. Cada item possui um peso de pontuação, disposto no edital.
  • A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consiste em uma entrevista com os selecionados na primeira etapa.

Os (as) interessados (as) devem, no ato de inscrição, indicar em qual dos projetos desejam participar. São 14 projetos, detalhados no edital, que englobam áreas de Eletrofisiologia, Inovação e Pesquisa Clínica, Neuroanatomia, Estudo Farmacológico, entre outras.

Cada candidato(a) concorrerá, inicialmente, apenas às vagas disponíveis para um único projeto.



As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 22 de janeiro, por meio do formulário eletrônico disponível disponível no site do ISD.

Criado em 2013, o programa de Mestrado em Neuroengenharia do ISD é o primeiro e único do país reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nesta área do conhecimento. Ele tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados, capazes de atuar com um olhar global e interdisciplinar no desenvolvimento de pesquisas científicas e produtos na área da Neuroengenharia.

Para Abner Cardoso, professor pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do ISD, o maior benefício do Mestrado em Neuroengenharia é seu caráter amplamente multidisciplinar.

“É possível aprender desde técnicas na parte matemática e de inteligência artificial, até a parte clínica, como no estudo de modelos animais e microscopia, por exemplo. É um Mestrado muito rico, que pode ensinar muito sobre diferentes áreas”, destaca o professor.

As atividades do Mestrado em Neuroengenharia do ISD serão desenvolvidas de forma presencial, no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba (RN), que possui uma ampla estrutura física, com laboratórios de Interface Cérebro-Máquina; Neurobiologia; Microscopia Confocal; Microscopia de Campo Claro; Neurorreabilitação; Neuroengenharia; Neuroprostética; Criostato; Neurocomputação, além de dois centros cirúrgicos. Diariamente, o ISD oferece um transporte fretado, que faz o trajeto entre os municípios de Natal e Macaíba.

Clique aqui para acessar o edital

Página de inscrição


Informações do Empregos RN.




Veja outras notícias relevantes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário