quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Concursos públicos previstos para a Paraíba em 2023.


No Nordeste, diversos concursos são aguardados para a Paraíba e podem ser realizados já em 2023. Durante a campanha pela reeleição, o governador João Azevêdo deu algumas previsões.

Entre os editais mais esperados estão os da área da Segurança, com oportunidades para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado. Neste caso, cerca de mil vagas estão previstas para soldados.

A área da Educação também não fica pra trás, considerando que a promessa inicial do governador era de um edital por ano, com mil vagas cada. Por conta da pandemia, no entanto, o planejamento atrasou e pode ser retomado no próximo ano.

Confira abaixo os detalhes sobre estas seleções e outras previstas, para 2023, no Estado da Paraíba.


PM PB e Bombeiros PB

Um novo concurso PM PB e Bombeiros PB voltou a ser confirmado pelo governador João Azevêdo. Em entrevista à TV Arapuan, na última segunda-feira, 26, o chefe do Poder Executivo falou sobre a seleção.

"Primeira pergunta, sim, intenção nossa é que, em 2023, nós façamos concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Nós estamos levantando exatamente essa demanda, mas deve ser algo em torno de mil vagas", disse o governador.

Em maio deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado fez um levantamento sobre o número de vagas e condições para a realização do concurso ainda este ano.

No entanto, devido às restrições orçamentárias, o edital foi adiado para 2023. Com o trâmite, as corporações acreditam no aval e realização dos concursos.

Para participar da seleção de soldados, será preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Educação PB

Na Educação também não é diferente, já que os estudos para o concurso seguem em andamento na Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.

"Fizemos um concurso público de mil professores e mais mil ainda dentro do mesmo concurso. Estamos fazendo estudo de um próximo concurso para definir que áreas em que vamos trabalhar", disse o governador.

Apesar da confirmação, desde janeiro o concurso está sendo avaliado pelo estado. No início do ano, o secretário estadual de Educação, Cláudio Furtado, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, falou sobre o levantamento de vagas e áreas.

Na ocasião, o titular adiantou que o concurso SEE PB teria vagas para professores e outros cargos, a depender da necessidade. Entre as funções previstas estariam também psicólogos e assistentes sociais. 

"A gente sabe que, hoje, profissionais como psicólogos e assistentes sociais são profissionais da Educação. Há um bom tempo, esses profissionais não podiam ser contratados pela Educação e são extremamente necessários para rede de ensino", explicou. 

EPC PB

Em junho deste ano, o governador anunciou um novo concurso EPC PB. Segundo o chefe do Poder Executivo, a seleção da Empresa Paraibana de Comunicação contará com 244 vagas.

Desse total, 154 oportunidades serão imediatas e 90 para a formação de um cadastro de reserva, com destaque para as áreas de Comunicação e Administrativa. 

Segundo o governador, a maior quantidade de vagas será para os cargos de jornalista, assessor, editor, repórter e rádio difusão. No entanto, a seleção contará com oportunidades também para contador e advogado, entre outras carreiras.

"Nós vamos publicar logo logo o edital. Com isso, iremos resolver a questão de profissionais para a EPC. O candidato interessado deverá ficar atento quanto às movimentações do certame, uma vez que o próximo passo é a definição da banca e, depois, a publicação do edital. Quem tiver interessa já pode ir se preparando", disse o governador durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara.

Apesar do anúncio, a seleção ainda não foi aberta, sendo aguardada para o ano que vem.




Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário