quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Concurso público PF: primeira semana do governo Lula terá criação de nova estrutura.


A primeira semana do novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já tem as suas propostas e com previsão de mudanças na Polícia Federal. Vale lembrar que Lula já falou sobre reforço na corporação e isso pode resultar em um novo concurso PF brevemente.

Segundo consta na coluna de Lauro Jardim, do Jornal O Globo, uma série de medidas serão implantadas já nos primeiros dias, segundo o cronograma da equipe de transição.

Entre elas, está a criação de uma nova estrutura na PF, visando o combate de crimes ambientais.  

Além disso, já especula-se também, segundo um grupo do núcleo de transição do governo, a transformação da PF em uma espécie de polícia FBI, direcionando a estrutura e foco da corporação para: combate do crime organizado, crimes financeiros, ambientais e corrupção, dentre outras atividades da polícia judiciária da União.

De todo modo, entende-se que a Polícia Federal será uma das prioridades do novo governo a partir de 1º janeiro após a posse oficial. Dessa forma, a intenção de Lula em reforçar a PF com novos concursos pode se tornar iminente.

Lula diz que é preciso fazer concurso PF

Em junho, ainda durante a corrida eleitoral, Lula falou sobre a necessidade de concursos públicos na Polícia Federal. Segundo ele, a corporação precisa de mais efetivo.

A fala do presidente eleito foi registrada em entrevista à Rádio Difusora do Amazonas.

Lula enfatiza a importância de fazer concurso na Polícia Federal visando a chegada de novos policiais. O presidente ainda enfatiza a ocupação na área das fronteiras:

“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”, disse Lula. 

À época, Lula ainda afirmou que seria realizada uma reunião com governadores do seu partido e das coligações para definir as políticas do seu governo com foco na fronteira do país.



O que é preciso para um novo concurso PF

Polícia Federal já homologou o resultado final do seu atual concurso, que está em andamento. 

Agora, começará a contar o prazo de validade, que será de seis meses. Portanto, a seleção ficará valendo até março de 2023podendo ainda ser prorrogado este prazo por mais seis meses, indo até - no máximo - setembro de 2023.

Após este prazo, a corporação já poderá realizar um novo concurso PF, desde que haja autorização do governo.


Informações do Folha Dirigida.




 Veja outras notícias relevantes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário