quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Concurso público INSS: convocação para as provas sairá nesta quarta (16/11).


Quem se inscreveu no concurso INSS deve ficar atento ao edital de convocação para as provas, previsto para ser publicado nesta quarta-feira, 16. O documento trará detalhes sobre a consulta aos locais e horários de realização dos exames.

O documento está previsto para ser divulgado no  site do Cebraspe , organizador. Conforme o edital, o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social terá suas provas realizadas no dia 27 de novembro, nas cidades que correspondem à Gerência Executiva (GEX) do INSS.

Os aprovados nessa etapa, conforme os quantitativos previstos no edital, serão convocados para a segunda e última etapa da seleção, o curso de formação.

Veja como serão as provas do concurso INSS

Prevista para o próximo dia 27, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.

Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).

No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Esse número corresponde ao limite permitido pelo  Decreto 9.739 de 2019 , que determina as regras para concursos públicos no Executivo Federal.



O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.

Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.


Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário