quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Concurso INSS: cronograma de 2015 indica edital este mês, reforçando as expectativas de provas este ano.


O edital do concurso INSS pode ser publicado ainda este mês. Apesar do Instituto Nacional do Seguro Social não oficializar tal previsão, o cronograma da última seleção, realizada em 2015, revela que existe tal possibilidade.

Na época, a dispensa de licitação, que oficializou a organizadora, foi publicada no dia 4 de dezembro, com o extrato de contrato sendo divulgado 14 dias depois, no dia 18.

Já o edital foi publicado no mesmo mês da dispensa, apenas 19 dias após a divulgação do documento e cinco dias após a publicação do extrato.

Desta forma, se seguir os prazos do concurso de 2015, a próxima seleção pode contar com extrato no início da segunda quinzena deste mês, aproximadamente no dia 16 (14 dias após a dispensa), e com o edital logo após, a partir do dia 22 (cinco dias após o contrato).

A publicação do edital este mês também ganha força diante das expectativas do INSS. Na última segunda-feira, 5, em resposta à Folha Dirigida, a autarquia afirmou que segue "com a previsão de que as provas sejam realizadas ainda este ano".

Com isso, para que a previsão do Instituto seja concretizada, o edital do concurso deve ser publicado este mês ou, no máximo, em outubro.

Isso porque uma portaria publicada em agosto indica que as provas objetivas podem ocorrer 60 dias após a publicação do edital. O prazo normal é de quatro meses, mas foi reduzido para dois, no início do mês passado.

Como antecipado pelo professor de Direito Previdenciário, Hugo Goes, em sua participação no  FolhaCast , é possível que a publicação do edital ocorra ainda este mês, com provas em novembro. Ainda assim, há dificuldade em encontrar uma agenda para a realização do exame.

"O mês de novembro seria ideal, porém, em dois domingos haverá o Enem (13 e 20), e, no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá o Enade. Em dezembro também há muitas provas, então a questão é encontrar uma data vazia para realizar o exame", diz o professor, que aposta na aplicação no dia 27 de novembro.

Hugo Goes lembra ainda que, se a prova ocorrer em novembro, haverá tempo para a realização do curso de formação, com o início das convocações já em janeiro de 2023.

Essa previsão é possível, considerando que o Ministério da Economia prevê o provimento dos aprovados no concurso já a partir do primeiro mês do ano que vem.




Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário