segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Concurso público do INSS tem prazo entre edital e provas reduzido de quatro para dois meses.


concurso INSS 2022 teve o prazo entre edital e provas reduzido. Pela regra, os exames deveriam ocorrer quatro meses após a divulgação da seleção. No entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, 1º, reduz esse prazo para dois meses.

Desta forma, o Instituto Nacional do Seguro Social está autorizado a aplicar as provas objetivas do seu próximo concurso INSS dois meses após a divulgação do edital. Vale lembrar que o mesmo já havia sido feito com a seleção da Receita Federal, que também foi autorizada no mesmo dia da autarquia. 

Com o prazo entre edital e provas reduzido, é possível que os exames sejam aplicados ainda este ano. Essa previsão já havia sido levantada quando o Ministério da Economia confirmou a previsão para provimento dos aprovados no concurso INSS

Segundo a pasta, o provimento dos aprovados deve ocorrer já a partir de janeiro de 2023. Com isso, existe a possibilidade de aplicação das provas ainda este ano.

O mesmo, no entanto, não ocorre com a Receita Federal. Autorizada na mesma época do INSS e com o mesmo prazo entre edital e provas, os aprovados nesse concurso só devem começar a tomar posse a partir de março de 2023, segundo o ME. Ou seja, dois meses após o INSS. 

Vale lembrar que, pela portaria autorizativa do concurso, o edital do INSS deve ser publicado até dezembro deste ano. Desta forma, a data limite para a aplicação das provas será fevereiro, caso o documento seja divulgado em seu prazo final.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário