quinta-feira, 12 de maio de 2022

TRE CE confirma adesão ao concurso público unificado da Justiça Eleitoral.


 Mais um TRE confirmou interesse no concurso unificado da Justiça Eleitoral, previsto para 2023. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará informou à Folha Dirigida que aderiu à proposta de realização do concurso de maneira centralizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Confira o posicionamento, na íntegra, enviado à reportagem:

“O TRE-CE informa que há a previsão de realização, no exercício de 2023, de concurso público para preenchimento de cargos vagos do quadro de pessoal, tendo o tribunal aderido à proposta de realização do certame de maneira centralizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que promoverá a seleção de banca para a realização de processo seletivo de abrangência nacional”.  

Desde 2021, o TSE realiza estudos para abertura de um novo concurso unificado. As seleções desse estilo funcionam da seguinte forma: um único edital é publicado com vagas para o Tribunal Superior Eleitoral e TREs que manifestem interesse e necessidade de preencher cargos vagos. 

Nos concursos unificados da Justiça Eleitoral, todo o orçamento fica concentrado no TSE, que promove a escolha da banca organizadora e traz a previsão de nomeações. De maneira a reduzir as despesas de concursos individualizados.

O TSE já realizou uma pesquisa junto aos TREs para verificar quais tribunais gostariam de participar da seleção unificada. Conforme apuração da Folha Dirigida, além do Ceará, 11 TREs já responderam sobre o concurso. 

Os tribunais de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Norte têm interesse em ofertar vagas no concurso unificado. Já os TREs do Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Pará não apresentaram uma decisão fechada. Saiba mais detalhes aqui!

De acordo com o TSE, o concurso está na fase inicial de planejamento. O que inclui a quantificação das vagas imediatas e cadastro de reserva a partir das demandas apresentadas por cada tribunal. 


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário