terça-feira, 3 de maio de 2022

SENAI realiza feira de talentos online e gratuita com vagas de emprego e palestras.



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza entre os dias 03 e 05 de maio a terceira edição da Feira de Talentos Contrate-me. O evento será online e gratuito, com palestras sobre como conquistar uma vaga e tendências de mercado, além de espaço para interação com empresas recrutadoras – e possibilidade de quem participa se candidatar a oportunidades de emprego.

Para ter acesso à programação e concorrer às vagas, é preciso se cadastrar na Plataforma Contrate-me, do SENAI (Clique aqui para acessá-la – https://personal.speck.live/contrateme/signup).

Segundo a Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI no Rio Grande do Norte, o estado tem cerca de 1.800 pessoas com currículos cadastrados na plataforma, oriundas de 62 municípios.

De olho na feira, a instituição está realizando articulação junto a empresas do estado para estimulá-las a também se cadastrarem.

Até o momento, mais de 300 perfis de vagas de emprego, espalhadas pelo país, estão anunciados na plataforma nacional. Aproximadamente 30 organizações, de diferentes setores e de todas as regiões, confirmaram participação na feira.

Além de facilitar o encontro entre potenciais contratantes e quem busca uma vaga, o evento tem a proposta de difundir conhecimentos que ajudem a aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho.

São previstas, ao todo, 18 palestras ao vivo abordando desde “os segredos para conseguir um emprego sem experiência profissional” até “as competências digitais necessárias para o mercado de trabalho e as novas tendências tecnológicas”.

Qualquer pessoa que queira investir na carreira e conquistar uma nova posição no mercado de trabalho – seja aluno/a do SENAI ou não – pode participar.

A expectativa, segundo a organização do evento, é reunir grandes empresas e profissionais em ambientes virtuais que incluem pavilhão de empresas, painel de vagas

Lobby (sala para networking), auditório, Central de carreiras e Ambiente SENAI.

A programação completa do evento está disponível no site https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/feira-contrateme/.

Nacionalmente, 106 mil currículos já estão no sistema e a expectativa é que esse número seja ampliado.

A Plataforma Contrate-me foi criada em janeiro de 2020 e é aberta para alunos/as e ex-alunos/as do SENAI, assim como para outras pessoas interessadas em trabalhar na indústria.

Os perfis já cadastrados incluem desde candidatos/as com formação técnica e graduação até pós-graduados/as. São pessoas oriundas de diversas áreas, entre elas eletrotécnica, eletromecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, gestão de projetos, administração e engenharias (civil, elétrica, de produção, de petróleo, de computação, química e mecânica).

Para se cadastrar e concorrer às vagas disponíveis, é preciso criar um currículo online na plataforma, com informações que abrangem desde formação e experiência profissional até competências desenvolvidas na trajetória profissional e/ou acadêmica. O cadastro inclui também uma “entrevista virtual”.

As informações ajudam a plataforma a verificar a compatibilidade do perfil de quem busca a vaga com requisitos das oportunidades cadastradas pelas empresas – “dando um match”, segundo o SENAI, com aquele perfil que mais tem a ver, ou seja, conectando a pessoa às oportunidades em que melhor se encaixa.

O currículo passa a integrar um Banco de Talentos e se for compatível com alguma oportunidade, é notificado.

No caso das empresas, o sistema mostra, por meio de inteligência artificial, os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.

Empresas interessadas em fazer recrutamento utilizando a plataforma contam com ferramentas gratuitas e pagas para otimizar o serviço e identificar as pessoas mais compatíveis com as vagas.


Fonte: Empregos RN.

2 comentários: