quinta-feira, 10 de março de 2022

Concurso INSS: governo deve se manifestar por novo certame até 22/3. Previsão de 7.575 oportunidades.


 Representantes sindicais do INSS participaram nesta quarta-feira, 9 de março, de reunião com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni. O novo concurso foi uma das pautas debatidas e o representante do Executivo nacional informou que o governo deve se manifestar sobre o novo edital até 22 de março.

De acordo com o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, em caso de sinalização favorável por novo edital, o governo pode ainda informar um possível quantitativo de vagas que devem ser ofertadas no concurso.

O pedido pelo novo concurso INSS já foi encaminhado ao Ministério da Economia. A expectativa, em um primeiro momento, é de que o edital venha com a oferta de 7.575 oportunidades, distribuídas da seguinte maneira:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Recentemente, a FENASPS (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) realizou a Plenária Nacional para definição sobre manifestações, possível início de greve e novo edital INSS.

No dia 16 de março está previsto um ato em favor da realização de um novo edital para o órgão e uma possível greve, com início para o dia 23 de março, não está descartada.

Atualmente, o INSS conta com mais de 23 mil cargos vagos.

O último concurso INSS aconteceu em 2016 e foi organizado pelo Cebraspe. O edital foi destinado ao preenchimento de 950 vagas, sendo 800 para o cargo de Técnico e 150 oportunidades para a carreira de Analista.

O salário do último edital para Analista foi de R$ 7.496,09, enquanto que a remuneração para os aprovados no cargo de Técnico foi de R$ 4.886,87.



Fonte: Direção Concursos.

Um comentário: