terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Comando da Aeronáutica divulga processo seletivo para Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica.

 

Aeronáutica divulga novo Processo Seletivo com 237 vagas

Comando da Aeronáutica torna pública a realização do novo Processo Seletivo para Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2023 (IE/EA EAGS 2023).

De acordo com o edital, serão preenchidas 237 vagas, nas seguintes especialidades: BET - Eletrônica (40); SAD - Administração (60); SEF - Enfermagem (42); SEL - Eletricidade (20); SIN - Informática (38); SLB - Laboratório (8); SMU 10 - Música Clarinetas: Soprano Baixo (1); SMU 30 - Música Trompa (1); SMU 41 - Música Trombones: Tenor - Baixo (1); SMU 72 - Música Caixa Clara - Bateria - Bombo/ Pratos (1); SOB - Obras (12); SPV - Pavimentação (4); . SRD - Radiologia (5) e STP - Topografia (4).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

O EAGS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. Durante a realização do Estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O Curso que terá duração aproximada de um ano. Após a conclusão do Estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio (com exceção da especialidade de música), de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar dos referidos cursos, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente; ou ter sido aprovado no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado de conclusão do Ensino Médio e do Curso Técnico de Nível Médio; ter idade mínima de 18 anos e não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2023; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do sexo masculino, também com as obrigações militares; dentre outros requisitos que constam no edital.

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro de 2022 até às 15h do dia 3 de fevereiro de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.

Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 9 de fevereiro de 2022. No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital podem solicitar a isenção da taxa.

O Processo de Seleção dos participantes será constituído de sete etapas:

  • Prova Escrita;
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Prova Pratica da Especialidade (PPE);
  • Avaliação Curricular (AC);
  • EAP;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

A Prova Escrita está prevista para ser realizada no dia 24 de abril de 2022, nas seguintes localidades: Belém - PA; Alcântara/São Luís -MA; Recife - PE; Natal - RN; Rio de Janeiro - RJ; Belo Horizonte - MG; São Paulo - SP; São José dos Campos - SP; Campo Grande - MS; Canoas - RS; Santa Maria - RS; Curitiba - PR; Brasília - DF; Manaus - AM; Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo expira-se em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula.

Edital de abertura.


Fonte: PCI Concursos.

Um comentário:

  1. Como assim não completar 25 anos até 31 de dezembro? No caso é até os 24 anos?

    ResponderExcluir