terça-feira, 2 de maio de 2023

Concurso público para o Ministério do Meio Ambiente é autorizado com 98 vagas.


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA) recebeu autorização para abrir o seu concurso público. O aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 2.

A autorização, que já havia sido anunciada pela ministra Marina Silva, é para 98 vagas de analista ambiental, cargo destinado a quem possui o nível superior em qualquer área.

A remuneração em início de carreira é de R$10.014,71, já considerando o reajuste salarial sancionado pelo presidente Lula e o auxílio-alimentação de R$658.

O edital será publicado em até seis meses, ou seja, até 2 de novembro. As provas serão aplicadas dois meses após a publicação do edital, ou seja, acontecerão até janeiro de 2024.

Últimos concursos do MMA já têm mais de dez anos

Há anos que o Ministério do Meio Ambiente vinha lutando para conseguir autorização para um novo concurso público, haja vista que o último edital foi publicado em 2010. A luta pelo aval ocorria desde 2017 para suprir a demanda do quadro de servidores.

O ministério chegou a solicitar 118 vagas para o cargo de agente de administração e 38 para analista ambiental, que exigem, respectivamente, níveis médio e superior.

Sem resposta positiva, na ocasião, fez um novo requerimento com 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo, que também não atendido.

A última seleção do Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo foi realizada pelo  Cebraspe , com 200 vagas. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva com 120 questões distribuídas em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa.

Já para analista ambiental, o último aconteceu em 2010, também pelo Cebraspe. Neste caso, a seleção consistiu de prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.



Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário