terça-feira, 2 de maio de 2023

Concurso público para o Inep: instituto solicita autorização para 215 vagas.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais confirmou o envio de um pedido de autorização ao governo para a realização de um novo concurso Inep. O último edital já tem mais de dez anos.

Em resposta pública, o Inep falou sobre a expectativa de um novo concurso para efetivos e disse:

"O Inep pretende solicitar ao Ministério da Economia (órgão Central do SIPEC) autorização para realizar concurso. O Ministério pode ou não autorizar de acordo com critérios político-econômicos", disse o Inep, que conclui dizendo: "Ainda não há previsão para a publicação do edital de abertura do concurso público. O processo ainda está na fase inicial em que solicitamos autorização ao Ministério da Economia para realizá-lo".

Vale lembrar que, atualmente, o órgão responsável pela autorização de concursos públicos é o Ministério da Gestão e Inovação, cuja responsável pela pasta e a ministra Esther Dweck.

É importante destacar que todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para protocolarem os seus pedidos de concurso, podendo receber aval ou não. Todos são avaliados pela pasta, de acordo com a disponibilidade orçamentária e planejamento anual.

Pedido do concurso Inep será para 215 vagas

O Inep revelou que o seu pedido de concurso contempla a dois cargos, totalizando 215 vagas, sendo:

  • 63 para Técnico em Informações Educacionais e
  • 152 para Pesquisador-Tecnologista em Informações e avaliações Educacionais.

"Ressaltamos que o Ministério da Economia pode aprovar uma quantidade menor de vagas no momento da autorização do concurso", disse o Inep.

Ambos os cargos foram ofertados no último concurso. O órgão ainda disse que "Nos dois últimos concursos, foram oferecidas por volta de 100 vagas para pesquisadores e 50 para técnicos".

Nesta terça-feira, 2, primeiro dia útil de maio, foram anunciadas mais duas autorizações de concursos públicos. Veja a seguir:

Na primeira quinzena de abril, o primeiro edital foi autorizado pelo governo. O concurso MCTI recebeu aval para preencher 814 vagas em vários cargos.



Informações do Folha Dirigida.


 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário