segunda-feira, 15 de maio de 2023

Concurso público para o CNPq é solicitado com 377 vagas; níveis médio e superior.


Sem publicar novos editais desde 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) busca autorização para concurso público com 377 vagas. O órgão já encaminhou o pedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em seguida, será protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) até o dia 31 de maio. A solicitação é para preenchimento nos seguintes cargos:

  • Assistente em Ciência e Tecnologia (CT): 132 vagas;
  • Analista em Ciência e Tecnologia (CT): 245 vagas.

As informações foram obtidas pela Folha Dirigida por meio da Lei de Acesso à Informação.

A carreira de assistente em Ciência e Tecnologia exige o ensino médio completo. Já para analista em Ciência e Tecnologia o requisito é o nível superior em qualquer área.

Os vencimentos básicos são de R$2.632,87 para assistente e R$4.781,17 para analistas. Os servidores das carreiras ainda têm direito a gratificações e benefícios. Os valores ainda devem passar pelo reajuste de 9% aprovado pelo governo. 

O último concurso CNPq foi realizado em 2010. Desde então, o Conselho não obteve autorização do governo federal para divulgar novos editais.

Todos os anos, os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para enviarem solicitação de concursos. No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cabe ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorizar ou não as seleções, mediante o caráter de prioridade para reposição de pessoal e orçamento disponível.

À espera do aval, o CNPq acumula 350 cargos vagos de assistente em CT e 317 de analista em CT. Os números são maiores dos que os pleiteados pelo Conselho para um próximo concurso público. 




Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário