sexta-feira, 21 de abril de 2023

Concursos públicos para a PM e Bombeiros PE devem ser anunciados até dia 28 de abril. Previsão de mais de 2 mil vagas.


Novos concursos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco devem ser anunciados na próxima semana, até o dia 28 de abril. A governadora Raquel Lyra deve revelar os detalhes dos editais, como número de vagas e cargos, junto com a apresentação oficial do programa 'Todos pela Segurança'. 

De acordo com o Jornal do Comércio (JC), havia uma expectativa de que o anúncio sobre os concursos PM e Bombeiros PE ocorresse nesta semana. Porém, outras agendas da governadora e o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, contribuíram para o adiamento. 

A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, já tinha revelado que os concursos seriam anunciados até o final de abril.

"Esperamos que, agora em abril, possamos fazer o anúncio de novos concursos com muitas vagas", disse a secretária durante uma entrevista, em março.

De acordo com Carla, mais de 2 mil vagas estão previstas para soldados e oficiais da Polícia Militar. No caso do Corpo de Bombeiros, devem ser contempladas cerca de 300 oportunidades. 

"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos Estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os 10 em número de efetivo até o fim da gestão e para isso precisaremos de concursos regulares", disse Carla Patrícia.

Editais para a Polícia Civil e para Polícia Científica também estavam previstos. Porém, não devem ser incluídos nesse primeiro pacote de concursos.

A secretária de Defesa Social destacou que o governo de Pernambuco pretende realizar concursos a cada dois anos para a Segurança Pública. 

"Estamos fazendo um planejamento junto com a Secretaria de Planejamento (Seplag) para que, pelo menos, de dois em dois anos tenhamos concursos públicos para as polícias".

No início de março, a governadora Raquel Lyra já tinha se comprometido a realizar novos concursos para as forças de Segurança do Estado. De acordo com ela, é preciso recompor os quadros das corporações. 

Concursos PM e Bombeiros PE têm 2 mil vagas previstas

Em setembro de 2022, o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de concurso com 2.980 vagas para Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros.  

Veja a então distribuição das vagas previstas por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

  • 2.400 vagas para soldados (praças);
  • 180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

  • 400 vagas para soldados (praças).

Para soldado o requisito é ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito. 

Em ambos os casos, é preciso ainda ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os próximos concursos PM e Bombeiros PE contarão ainda com um novo requisito de idade.

Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais. A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados. 

As seleções eram aguardadas para o segundo semestre do ano passado, mas não ocorreram por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que os concursos fossem abertos no prazo. 

Os editais já estavam prontos, mas era necessária verba para contratação da banca organizadora. Caberá, agora, à equipe da nova governadora Raquel Lyra seguir com os trâmites.


Informações do Folha Dirigida.


Veja outras notícias relevantes.



Um comentário:

  1. Tem previsão para o concurso da polícia Cívil e cientifica?

    ResponderExcluir