terça-feira, 11 de abril de 2023

Concursos públicos do Ibama e ICMBio: ministra confirma autorizações.


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou que o Ibama e o ICMBio estão incluídos no pacote de concursos federais que serão autorizados ainda esta semana.

Além disso, o governo federal liberou a convocação dos excedentes dos concursos para os órgãos, abertos em 2021. 

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva, de forma emergencial. Isso é um grande reforço para essa área que foi completamente exaurida”, disse a ministra na segunda-feira, 10, em entrevista à CNN Brasil.

Marina Silva também sinalizou a autorização de um concurso para o próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O número de vagas para cada órgão ainda não foi revelado. Tal informação será publicada no Diário Oficial da União, junto com os avais. 

Na segunda, 10 de abril, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva completou 100 dias. Para comemorar a data, o presidente reuniu ministros no Palácio do Planalto para falar sobre as ações realizadas e as medidas que serão tomadas nos próximos meses. 

Em sua fala, Lula destacou a necessidade de contratação de servidores nas áreas do Meio Ambiente. Direcionando o discurso à Marina Silva, o presidente frisou que os desafios são múltiplos, inclusive a contratação de servidores por concurso público. 

"A Marina Silva está em uma fase de montar o que foi desmontado. Desde contratar gente até equipamento para que possamos voltar a ter um padrão de fiscalização que tínhamos há dez anos", enfatizou Lula. 

Na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais, teve uma reunião com a ministra Marina Silva. O que pode ter reforçado a necessidade de concursos na área ambiental.

Esther Dweck anunciou que novos concursos federais serão autorizados ainda esta semana. Na segunda, 10, o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) já recebeu o aval para abrir 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. 

Concurso Ibama: órgão solicita 2.048 vagas de analista

A presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou autorização para um novo concurso com 2.408 vagas. O pedido é para ingresso em cargos de nível superior, distribuídos da seguinte forma:

  • Analista ambiental: 1.503 vagas;
  • Analista administrativo: 905 vagas. 

Os dois cargos têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área. As remunerações serão de R$10.014,71, com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658. 

Em paralelo, o Ibama pleiteia a nomeação de todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso de 2021. Isso significaria um aval para provimento de 257 vagas do cadastro de reserva. 

Nesse caso, a análise é feita pela Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

O último concurso para o Ibama teve edital divulgado em 2021. Foram abertas 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior. 

Concurso ICMBio: órgão pede a chamada de excedentes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou à Folha Dirigida o pedido para convocação de 25% dos excedentes no último concurso. 

Conforme o Decreto nº 9.739, de 2019, durante o prazo de validade do concurso, o governo federal pode autorizar a nomeação de aprovados e não convocados, que ultrapassem em até 25% o quantitativo original de vagas. 



O concurso ICMBio ofertou 171 vagas inicialmente e os 25% representam a chamada de mais 42 aprovados. 

O edital da seleção foi publicado em novembro de 2021. Da oferta total, 110 vagas foram destinadas a técnico ambiental e 61 a analista ambiental.

No caso de técnico ambiental, o requisito foi ter somente o ensino médio completo. Já para analista ambiental foi exigido nível superior. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas e cargos que foram solicitados para o novo concurso do ICMBio.


Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário