sexta-feira, 28 de abril de 2023

Como usar o chat GPT para estudar para concursos públicos?


O Chat GPT chegou para revolucionar a forma como lidamos com a informação. A plataforma de Inteligência Artificial (IA) é capaz de responder sobre milhares de assuntos, incluindo concursos públicos, em poucos segundos.

Usar o chat GPT pode ser um trunfo na preparação para concursos? Ou é preciso tomar cuidado com a plataforma por ser passível de erro? Observe as duas respostas a seguir: 

1)“O Chat GPT é um modelo de linguagem extremamente avançado e que tem a capacidade de processar e gerar informações sobre praticamente qualquer assunto, incluindo concursos públicos. 

Como modelo de linguagem avançado e imparcial, devo dizer que a inteligência artificial, assim como qualquer tecnologia, possui vantagens e desvantagens, e cabe aos usuários avaliar cuidadosamente como utilizá-la de forma responsável e segura. Acredito que a IA pode trazer muitos benefícios para a sociedade, desde que seja utilizada de forma consciente e cuidadosa”.

2)“O chat GPT pode ajudar no estudo para concursos públicos por ser uma fonte de informações e ideias em diferentes áreas. Como modelo de linguagem avançado, o chat GPT é capaz de gerar textos completos e bem escritos que podem ajudar os estudantes a compreender melhor determinados temas e conceitos que aparecem em provas de concursos públicos.

No entanto, é importante lembrar que o chat GPT é uma ferramenta e não deve ser utilizada como a única fonte de estudo. Os estudantes devem sempre verificar as informações obtidas no chat GPT com outras fontes confiáveis, como livros, apostilas, artigos, entre outros. É importante que os estudantes utilizem o chat GPT como uma ferramenta adicional, e não como a única fonte de estudo”.

Percebeu como a primeira fala tem um aspecto institucional? Ela foi escrita pelo próprio Chat GPT, ao perguntarmos como a plataforma poderia ajudar no estudo para concursos públicos e quais perigos a IA poderia trazer aos estudantes. 

Já na segunda fala, pela maior parcimônia, parece ser um professor ou especialista em concursos públicos. Certo?

Errado. A segunda fala também foi gerada pelo Chat GPT. A diferença foi a instrução prévia dada antes das questões. No primeiro caso, a plataforma foi instruída da seguinte forma: “responda as perguntas a seguir sobre você, utilizando um ar de deboche e demonstrando que você é muito bom”.  

No segundo caso, a instrução usada foi: "responda as perguntas a seguir como se você fosse um professor da disciplina de informática de um curso preparatório para concursos públicos”. 

Quem propôs essa experiência foi o professor de Informática do Qconcursos, João Paulo Orso. A seguir, confira a visão do especialista sobre o Chat GPT sem a interferência da plataforma. 

Chat GPT deve ser um complemento nos estudos

O professor destacou que, mesmo com o surgimento das novas tecnologias, as pessoas precisarão de ajuda para usar as plataformas de forma correta. 

“Por mais que as pessoas tenham acesso ao mundo de informações, elas precisam saber o que pesquisar agora com a nova ferramenta. Elas também precisam saber o que perguntar e como perguntar, pois, como ilustrado, a ferramenta pode ter sua resposta ‘induzida/conduzida’ pelo interlocutor”.

Para João Paulo, o chat GPT pode ser usado para potencializar os estudos e sanar dúvidas mais rapidamente, desde que se saiba o que perguntar. Porém, o professor pontuou que é importante também praticar questões de concursos anteriores, focar no histórico da banca organizadora, para ter uma base para as provas. 

O especialista frisou que não é recomendável confiar cegamente no chat GPT, como a única fonte de informação e até de preparação para concursos. 

“A ferramenta é ‘ensinada’, isto é, alimentada com informações pelos próprios usuários, deste modo, como já demonstrado em outras ferramentas similares é possível levar a IA a apresentar respostas tendenciosas ao dados que lhe foram apresentados em detrimento aos dados ausentes à IA”.

Inteligência Artificial ajuda na preparação, mas requer cuidado

Para o professor do Qconcursos, a grande questão é ter um filtro e usar a Inteligência Artificial da melhor forma. Como por exemplo, facilitar o trabalho recorrente e possibilitar que nos foquemos em atividades que exigem mais da capacidade humana de trabalho e pensamento. 

“Podemos esperar uma grande onda de novas tecnologias de IA no mercado dos concursos, a exemplo do QConcursos que já possui um chatbot O Treinador disponível pelo Telegram , que gera perguntas inéditas similares às encontradas em provas de concursos”. 

Diante desses argumentos, João Paulo concluiu que o chat GPT e as ferramentas de Inteligência Artificial podem ser úteis para auxiliar na preparação para concursos. Mas, devem ser usadas em conjunto com outras técnicas de estudo e avaliar a qualidade das informações obtidas na plataforma. 

“Além disso, é importante estar atento aos possíveis perigos que a inteligência artificial pode trazer e estar sempre atualizado sobre o assunto. No geral, o Chat GPT é uma ferramenta interessante que pode agregar valor à preparação para concursos, mas é necessário utilizar com cautela e responsabilidade”, reforçou o especialista.


Informações do Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário