segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Com 6,3 mil vacâncias, concurso público para a PC PE é solicitado com urgência.


Já autorizado, um novo concurso PC PE foi solicitado pela deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) com máxima urgência. Ela justifica que todos os órgãos da Segurança necessitam de reposição e evidencia o déficit da Polícia Civil como um dos piores.

A parlamentar encaminhou o pedido ao Governo do Estado e às demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023. 

"Não podemos falar de segurança pública de qualidade quando se há um déficit no quadro do efetivo de TODAS as forças de segurança de Pernambuco!"

Segundo a Gleide, na PM o déficit é de 10 mil policiais. Na Polícia Civil o número é menor, porém a carência chega a ser ainda maior tendo em vista o efetivo necessário.

A PC PE deveria atuar com 11 mil policiais, entre agentes, comissários, escrivães e delegados. No entanto, conta somente com 4.693, totalizando num déficit de 6.307 policiais - ou seja, atua com menos de 43% do que seria o ideal.

Por este motivo torna-se evidente e urgente a abertura de um novo concurso público para reposição de efetivo.



O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou uma autorização que contempla todos os concursos da Segurança PE, visando edital no ano de 2022. São 4.741 vagas para as quatro corporações: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.

Para a Polícia Civil, o aval visa o preenchimento de 1.587 vagas, sendo:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

As oportunidades serão para contratação efetiva. Ainda não se sabe quando os candidatos serão nomeados, mas isso deve acontecer somente em 2023, haja vista a quantidade de etapas presente em um concurso de Segurança Pública.


Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário