segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Concurso público do INSS é defendido em reunião entre Fenasps e novo ministro da Previdência Social.


No último dia 9, representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) se reuniram com novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

No encontro, concurso INSS, reajuste do Vencimento Básico (VB), comitê gestor da carreira, jornada de trabalho, reestruturação dos serviços previdenciários, entre outros assuntos estiveram em pauta.

A necessidade de um concurso INSS, assim como a contratação dos aprovados, na seleção que está em andamento, foram levantados diante da redução da fila do Instituto Nacional do Seguro Social.

"A Fenasps ressaltou que não existe solução fácil para o problema. A ampliação dos acordos de cooperação técnica e a possibilidade de novos acordos com estados e municípios não iriam resolvê-lo, já que seria apenas uma medida paliativa. Foi destacada a necessidade contratação de servidores mediante concurso público para sanear os graves problemas estruturais do INSS", disse a categoria.

Ainda segundo a Fenasps, o ministro da Previdência se mostrou sensível às pautas apresentadas e afirmou que o governo assumiu há apenas uma semana e que está em processo de organização do Ministério.

"Lupi afirmou, por fim, que se propõe a realizar reuniões periódicas com os representantes da Fenasps para avanço das pautas, sendo definida a data de uma próxima reunião em um prazo de 15 dias", informou a categoria.



Ministro Carlos Lupi quer zerar fila da autarquia

Em janeiro, Carlos Lupi tomou posse como ministro da Previdência Social. Em seu discurso, o novo ministro afirmou querer zerar a fila do INSS, o que pode gerar mais convocações do concurso que está em andamento.

"Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado", afirmou.  

Carlos Lupi destacou que pretende criar uma comissão quadripartite com representação dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, aposentados e governo para discutir as últimas mudanças feitas na legislação previdenciária.

"Precisamos discutir em profundidade a antirreforma que foi feita", declarou. Apesar das promessas, o ministro não deu prazo para essas mudanças, afirmando que precisa se instalar na pasta e conversar com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e Planejamento, Simone Tebet.

Carlos Lupi assume a pasta que comandará o Instituto Nacional do Seguro Social, que sofreu desde 2016 com uma desestruturação institucional, segundo apontou o relatório final do Gabinete de Transição Presidencial.

Com um novo concurso INSS, os aprovados irão suprir parte deste quadro de servidores, que foi reduzido nos últimos anos.


Informações do Folha Dirigida.



Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário