Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Concurso público PC RN: Governo do Estado publica nomeação de 360 aprovados.


Seguindo o calendário definido em conjunto com o Ministério Público, o Governo do Rio Grande do Norte publicou, no último dia 15, a nomeação de 360 candidatos aprovados no concurso PC RN.

Desse total, 276 foram nomeados no cargo agentes de polícia, 39 como escrivães e 45 para o posto de delegado. A expectativa, conforme o calendário definido com o MP RN, é para que esses aprovados tomem posse no dia 15 de novembro.

Vale lembrar que o acordo assinado com o MP RN foi motivado pelo déficit de policiais civis no estado e o elevado volume de inquéritos. Conforme levantamento da própria Polícia Civil, no primeiro semestre deste ano, o número de cargos vagos na instituição chegou a 75,09%.

Além disso, 145 policiais civis estavam aptos à aposentadoria voluntária, sendo que 29 estavam próximos à idade limite de 75 anos, além de outros 155 policiais civis com expectativa de completarem os requisitos para aposentadoria até 2025.

Para o MPRN, a situação já é de quase colapso, na medida em que muitos serviços, notadamente na área plantonista, são disponibilizados apenas mediante a escalação de policiais civis que se voluntariam, em período de folga, para o serviço, em troca do recebimento de diária operacional.

A Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) já adiantou que o "número de policiais que serão chamados não representa nem de longe a atual necessidade da força".

O déficit de servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte é de, aproximadamente, 75%, número que deve aumentar com as novas aposentadorias.

"De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%", disse  a categoria.

Em números absolutos, o estado tem o menor efetivo do Nordeste e, em nível nacional, ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1.104).

A luta da categoria também já foi reforçada pela presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), Edilza Faustino, que revelou que a necessidade é tanta que se o Governo fosse apenas repor as vagas em aberto, seria necessária a convocação de 600 policiais civis.

Em maio deste ano, 400 candidatos foram convocados para o curso de formação. Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães.

Vale lembrar que, conforme edital, o limite para chamamento ao final de todas as etapas é de três vezes o número de vagas (903).




Fonte: Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário