terça-feira, 18 de outubro de 2022

Concurso público Banco do Brasil: confira os próximos passos para o edital.


No último dia 11, foi confirmado à Folha Dirigida que os estudos para um novo concurso Banco do Brasil foram iniciados. Segundo fontes, o próximo edital está previsto para ser publicado em 2023. Mas, quais os próximos passos até essa publicação?

Para entender como um concurso Banco do Brasil começa a ser preparado e os estágios que devem ser superados, para a publicação de um novo edital, Folha Dirigida traz abaixo as principais etapas para a realização da próxima seleção.

Neste primeiro momento, conforme fontes, o BB aguarda a definição das Eleições 2022, para que os setores responsáveis possam dar prosseguimento aos estudos. 

"Ainda está muito no início. Nada decidido ainda, a não ser que pretendem fazer o concurso", revelou uma das fontes à Folha Dirigida.

Desta forma, os estudos devem ganhar fôlego apenas com a conclusão das eleições. Vale lembrar que cabe ao presidente da República indicar o presidente do BB. No atual governo, o banco teve três trocas em sua liderança, sendo a terceira (e atual) com a chefia de Fausto Ribeiro.

Com a conclusão das eleições, os próximos passos para a abertura do concurso Banco do Brasil serão:

  • Autorização de novo edital dada pelo Conselho Administrativo do Banco do Brasil;
  • Levantamento das necessidades, por parte do setor de Recursos Humanos; 
  • Possível realização de um concurso de remoção interno ou Programa de Demissão Voluntária (PDV) – tal etapa costuma ocorrer antes de um edital, mas não é uma regra para que a seleção seja realizada; 
  • Levantamento da distribuição das vagas por estados/cidades/agências; 
  • Formalização dos trâmites com a banca organizadora; e
  • Publicação do edital.

Vale lembrar que o último concurso do banco ainda está válido, já que o prazo inicial é de um ano (terminando em 2022), cabendo prorrogação por mais um ano (final de 2023).

No entanto, é possível que o próximo edital seja publicado ainda em 2023. Isso porque o BB já anunciou que convocou todos os aprovados da última seleção.

O anúncio ocorreu em setembro deste ano. Na ocasião, o Banco do Brasil afirmou que 4.479 aprovados do seu último concurso foram convocados, seguindo o cronograma da seleção cujo processo finalizou em dezembro do ano passado.




Fonte: Folha Dirigida.



 Veja outras notícias relevantes.












3 comentários: