quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Concurso INSS: PLOA enviada ao Congresso Nacional prevê provimento em 2023.


O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, na última quarta-feira, 31, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023. Conforme o documento, a convocação dos aprovados no concurso INSS está garantida para o próximo ano.

A previsão consta no anexo V do documento, que traz o orçamento destinado à criação de cargos e provimento para o próximo ano. Com o concurso INSS autorizado, o preenchimento destas vagas é esperado dentro do total previsto, que é de 21.788 postos. 

O quantitativo total diz respeito aos cargos e funções vagos que devem ser ocupados no próximo ano. Neste caso, além dos aprovados no INSS, também entram nessa previsão os candidatos habilitados nos concursos da Receita Federal (autorizado), Ibama, ICMBio, PF, PRF, Depen e CGU (realizados e válidos).

Com o envio do PLOA, o projeto terá sua tramitação no Congresso Nacional iniciada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Depois de discutida e aprovada, a proposta precisa ser referendada pelo Congresso. 

Provimento a partir de janeiro, prevê Economia

Além do PLOA 2023, o Ministério da Economia já antecipou que pretende convocar os aprovados no concurso INSS a partir de janeiro do ano que vem.

Apesar da expectativa do ME, vale lembrar que o próximo concurso do Instituto terá mais uma etapa de seleção, sendo ela o curso de formação. A previsão foi dada pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.



Segundo ele, a cobrança partiu do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que deseja incluir esta etapa como forma de aperfeiçoar o ingresso de novos servidores.

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação", disse o diretor.


Fonte: Folha Dirigida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário