segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Concurso Segurança PE: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros finalizam estudo de vagas.


As forças de Segurança do Estado de Pernambuco finalizaram o estudo sobre o número de vagas para os novos concursos. Cada corporação definiu quantas oportunidades devem ser abertas para cada cargo. 

Os quantitativos solicitados pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros já foram encaminhados para a Secretaria de Administração (SAD PE). A informação foi passada pela deputada estadual Gleide Ângelo na última sexta-feira, 29. 

De acordo com a deputada, ainda esta semana, ocorrerá uma reunião com o governador Paulo Câmara a respeito do quantitativo de vagas e previsão do mês do edital. “Após a reunião passo todas as informações para vocês”, prometeu Gleide em suas redes sociais .

A estimativa é que os editais sejam publicados ainda no segundo semestre com grande número de vagas. Em 2018, por exemplo, a Polícia Militar de Pernambuco tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores.

Isto aponta a urgência para abertura de milhares de oportunidades no concurso para que a carência seja suprida. 

O concurso PM PE contará com um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais.

A exceção é para o cargo de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. A medida também é válida para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. 

Até então, o limite de idade para inscrição em concursos das corporações era de 28 anos, com exceção do Quadro de Oficiais Médicos (QOM), que era de 33 anos.

O projeto de lei para aumento da idade é de autoria do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, disse o governador em sua justificativa.


Fonte: Folha Dirigida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário