quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Concurso INSS: proposta de emenda que muda escolaridade para o cargo de técnico do seguro social é rejeitada.


A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 2, a Medida Provisória 1.113/22, que faz alterações no modelo de análise de pedidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma das emendas que foi rejeitada pela Casa diz respeito à mudança de escolaridade do cargo de técnico do Seguro Social para o nível superior.

Com isso, o requisito para carreira no concurso INSS permanece o ensino médio completo. As informações estão no site da Câmara e também foram compartilhadas pelo professor Hugo Goes, especialista em Direito Previdenciário, em suas redes sociais 

O diretor de Gestão de Pessoas do INSS, Jobson de Paiva, já tinha adiantado que o concurso com mil vagas para a carreira de técnico do seguro social exigirá o nível médio. 

"Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio", afirmou Jobson de Paiva.

As tratativas para mudança na escolaridade ainda estão em andamento. Porém, devem ser formalizadas somente após a abertura do novo concurso. 

De acordo com uma proposta apresentada pelo próprio presidente do INSS, Guilherme Serrano, o nível de responsabilidade dos técnicos do Seguro Social advém em grande parte da gama de normativos que lhe são impostos, com inúmeras possibilidades de aplicação de leis e normas infralegais.

Isso, segundo ele, demonstra a necessidade de competências e de conhecimento especializado com nível superior.

"Ademais, a modernização dos processos de trabalho concretizada nos últimos anos torna urgente a atualização do cargo de técnico do seguro social, exigindo elevação do requisito de escolaridade do candidato para acesso ao cargo por meio do concurso público".


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário