segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Concurso Idema RN 2022: governadora promete novo edital com previsão de 149 vagas.


Durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) na última sexta-feira, 26, a governadora Fátima Bezerra prometeu um novo concurso Idema RN.

Candidata à reeleição, a governadora afirmou que, em caso de renovação do mandato, o concurso para o Idema será realizado.

"Faremos concurso, sim, no Idema para o Estado ser ainda mais eficiente e proativo [...] Hoje, a maioria dos servidores do Idema é de terceirizados. Há um esforço para um atendimento qualificado e que vem sendo feito, mas é preciso fazer o concurso público", acrescentou.

Nesta segunda-feira, 29, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai RN) publicou um vídeo em suas redes sociais reforçando como a política ambiental do RN é prejudicada pela falta de servidores concursados.

Ainda segundo a categoria, 75% do quadro de pessoal é bolsista e, nos últimos anos, houve redução de quase 80% do pessoal de nível superior no órgão.

A entidade lembra ainda que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) nunca teve concurso público.

MP acompanha estudos para o concurso Idema RN

Em outubro de 2021, o Ministério Público do Rio Grande do Norte foi nomeado para acompanhar os estudos para o concurso Idema RN. Uma portaria expôs a instauração de um processo administrativo com esse fim.

Segundo o MP, foi apurado que a situação mais urgente a ser resolvida era a adequação do quadro dos servidores da autarquia.

"Atualmente, conta com grande quantidade de pessoas contratadas/terceirizadas e/ou vinculadas a convênios, estas últimas chamadas de bolsistas", explicou o MP.

Desta forma, por meio da 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal, foi instaurado o processo administrativo. Entre as ações estava o acompanhamento dos estudos da comissão do concurso. 

Formada há um ano, a comissão ainda deveria prestar informações sobre o concurso ao MP. Entre os dados a serem esclarecidos estava o cronograma previsto para a realização dos trabalhos e da seleção.

Com uma quadro de servidores cada vez menor, o próximo concurso deve contemplar a carreira de técnico de nível superior. Em junho de 2021, o Idema informou ao sindicato que tentava preencher 149 vagas, mas obstáculos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) inviabilizavam a seleção.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário