quarta-feira, 29 de junho de 2022

Concurso INSS será de nível médio para o cargo de técnico do seguro social, diz diretor de Gestão de Pessoas.


concurso INSS 2022, com mil vagas para a carreira de técnico do seguro social, exigirá o nível médio dos candidatos. A confirmação foi dada pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto, em seu canal no YouTube .

A confirmação do requisito para o próximo concurso ocorre em meio às negociações entre autarquia, sindicato e governo, para que o cargo de técnico do seguro social tenha o nível superior como requisito

"Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio", afirmou Jobson de Paiva.

Ainda durante a entrevista, o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social deu mais detalhes sobre as provas e a previsão de convocação desses candidatos. Confira abaixo os principais tópicos!

Disciplinas e provas

Segundo o diretor, as disciplinas do concurso anterior são muito atuais e, por conta disso, as matérias e as provas aplicadas serão utilizadas como base para os próximos exames. No entanto, é possível que, neste concurso, seja aplicada uma redação. 

"Há uma possibilidade, sim, da ideia de redação. É uma possibildade, mas isso não está cravado. Em relação às matérias, são muito atuais as do último edital, sendo Direito Previdênciário o foco do INSS", revelou Jobson de Paiva.

Curso de formação

Outra informação importante é a realização de um curso de formação. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do INSS, essa é uma cobrança do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), tornando este o primeiro concurso para técnicos a contar com um curso.

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação.

Nomeações em 2023

Como já estava previsto, as nomeações dos aprovados no próximo concurso INSS ocorrerão somente em 2023. A confirmação foi feita por Jobson de Paiva ao mencionar o período eleitoral deste ano, que impede chamamentos durante o pleito.



Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário