segunda-feira, 30 de maio de 2022

IBGE explica editais e lista de não eliminados mesmo após a realização de certame com mais de 206 mil vagas.


 Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou dois editais complementares, com vagas para atuação no Censo 2022. Em resposta à Folha Dirigida, a autarquia explicou a abertura das novas vagas, mesmo após a realização do concurso IBGE, com mais de 206 mil oportunidades em todo país. 

A demanda ocorreu após a divulgação do último edital complementar, no dia 25 deste mês. Nele, o Instituto oferece 220 vagas, sendo 56 no cargo de agente censitário municipal e 164 como agente censitário supervisor, ambos de nível médio.

As oportunidades estão distribuídas por 15 estados brasileiros e foram oferecidas no recente concurso IBGE, que conta com 19.174 classificados para tais funções, além de 117.772 candidatos não eliminados, ou seja, que têm chances de convocação.

Em resposta à Folha Dirigida, o IBGE explicou que o edital complementar do dia 25 de maio visa preencher vagas em localidades que não tiveram aprovados em número suficiente, "apesar de haver mais de 100 mil candidatos não eliminados no processo em geral".

"As contratações são feitas por localidade. Estes mais de 100 mil são de localidades com vagas preenchidas. E o novo edital é para localidades com vagas não preenchidas", disse o IBGE.

No caso do edital complementar publicado no último dia 25, os aprovados no cargo de agente censitário municipal terão ganhos iniciais de R$2.100, enquanto os supervisores receberão R$1.700.

Em ambos os casos, a jornada será de 40 horas, e, além do salário, os aprovados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.



Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário