sexta-feira, 27 de maio de 2022

Em busca de autorização do Governo, INSS ajusta pedido do certame para mil vagas.



 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca alternativas para conseguir autorização para um novo concurso INSS ainda este ano.

Em nota técnica encaminhada ao Ministério da Economia nesta quinta-feira, 26, o órgão pede que o pedido seja ajustado para mil vagas de técnico do Seguro Social, de nível médio. 

No texto, a diretoria de Gestão de Pessoas do INSS expõe que, diante do cenário restritivo de contenção de despesas públicas e da necessidade de recomposição da força de trabalho do instituto, a proposta é alterar o quantitativo de vagas solicitado. De forma a tentar viabilizar o aval. 

A ideia é que a recomposição do efetivo ocorra de forma continuada e que os novos servidores atuem na força de trabalho para resolução de benefícios e reconhecimento de direito do Regime Geral de Previdência Social. Veja a seguir trecho da nota técnica:

“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, consta em documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A solicitação em questão foi feita em 2021 para o preenchimento de 6.004 vagas de técnico do Seguro Social, de nível médio, e 1.571 de analista do Seguro Social, de nível superior. Os salários são de R$5.186,79 e R$7.659,87, respectivamente. 

Este ano, o INSS já havia encaminhado um aditivo a esse pedido, solicitando acréscimo das vagas, totalizando 7.830 (6.084 para a carreira de técnico e 1.746 vagas para o analista). Agora, um novo ajuste é encaminhado para tentar viabilizar a seleção.

Por mais que essa necessidade ainda exista, o INSS busca que as mil vagas de técnico sejam autorizadas no primeiro momento e que o quantitativo restante e as vagas para analista fiquem para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023. 


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário