quinta-feira, 5 de maio de 2022

Concurso público da Câmara de Natal RN é aprovado pela Comissão de Finanças.


 No Rio Grande do Norte, o concurso Câmara de Natal começa a ganhar forma. No último dia 4, a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Casa Legislativa autorizou a realização da seleção.

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 108/2022, de autoria do Executivo Municipal, autoriza a realização de concurso público no Legislativo Natalense. A matéria inclui a seleção na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa as regras para o Orçamento Geral do Município, no exercício deste ano.

"O projeto reconhece a prerrogativa do Poder Legislativo para realizar seu concurso, importante para reforçar os trabalhos legislativos implementando o quadro de pessoal para preenchimentos de cargos da Câmara Municipal", destacou o presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa.

Com o concurso autorizado, os próximos passos incluem a sanção do PL e, posteriormente, a criação da comissão organizadora.

Caberá então à equipe definir o número de vagas e os cargos, assim como a escolha e contratação da banca, que ficará responsável pela aplicação das etapas de seleção.

O último concurso para a Câmara Municipal de Natal foi aberto em 2016. Na época, o edital trouxe vagas para o cargo de guarda legislativo. Para concorrer, era preciso ter concluído o nível médio.

As remunerações eram de R$1,4 mil e poderiam ser acrescidas de benefícios e adicionais previstos em lei. A carga horária a ser cumprida era de 40 horas semanais ou 24 horas diárias, com intervalo de 72 horas.

Com organização da Comperve, o concurso foi composto por provas objetivas, teste de aptidão física e curso de formação.

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por questões de múltipla escolha, contendo 60 questões, que tiveram que ser respondidas em quatro horas. Foram elas:

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática (dez); e
  • Conhecimentos Específicos (40).

Os aprovados foram convocados para o TAF e, posteriormente, o curso de formação. Após a conclusão e homologação da seleção, os classificados foram chamados durante o prazo de validade do concurso, sendo ele de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário