quinta-feira, 12 de maio de 2022

Concurso PC RN: sai convocação de 400 candidatos para o curso de formação.



 Foi publicada nesta quinta-feira, 12, o edital de convocação para o curso de formação do concurso PC RN. Conforme promessa da governadora Fátima Bezerra, 400 candidatos foram convocados.

Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães.

Vale lembrar que, conforme edital, o limite para chamamento ao final de todas as etapas é de três vezes o número de vagas (903).

Conforme o edital de convocação, o curso de formação profissional deverá ocorrer no período de 6 de junho a 31 de agosto deste ano.

Após a efetivação da matrícula e enquanto durar a participação no curso, os candidatos receberão uma bolsa de estudos no valor de 50% da parcela única da classe inicial do cargo a que concorreu.

Para ser aprovado, além dos requisitos mínimos, será indispensável a todos o cumprimento da carga horária obrigatória mínima de 90%.

Apesar do aumento, a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) já adiantou que o "número de policiais que serão chamados não representa nem de longe a atual necessidade da força".

O déficit de servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte é de, aproximadamente, 75%, número que deve aumentar com as novas aposentadorias.

"De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%", diz  a categoria.

Em números absolutos, o estado tem o menor efetivo do Nordeste e, em nível nacional, ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1.104). "A situação ainda deve piorar bastante, visto que, atualmente, 146 servidores já estão aptos para a aposentadoria", conclui a categoria.

A luta da categoria também já foi reforçada pela presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), Edilza Faustino, que revelou que a necessidade é tanta que se o Governo fosse apenas repor as vagas em aberto, seria necessária a convocação de 600 policiais civis.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário